Restaurada, locomotiva Skoda 202 chega à Pedras Grandes
A locomotiva é a mais nova atração turística da cidade.

Após passar por restauração no Museu Ferroviário de Tubarão, a locomotiva Skoda 202 chega à Pedras Grandes e se torna o mais novo cartão postal da cidade.
Numa operação que contou com o apoio da Polícia Militar, Policia Militar Rodoviária estadual e a Guarda Municipal a Locomotiva nº 202, modelo Santa Fé, fabricada em 1949 pela Skoda (Tchecoslováquia, hoje parte da República Tcheca) e adquirida em 1970 pela Ferrovia Tereza Cristina, foi transportada de Tubarão para Pedras Grandes e agora terá um lugar de destaque.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, na manhã desta sexta-feira, dia 10, o prefeito da cidade Agnaldo Filippi, falou sobre o mais novo ponto turístico da cidade. ” Quarenta e nove anos depois da passagem do último trem aqui entre Imbituba e Lauro Müller chegou nossa tão sonhada locomotiva”.
Moradores e turistas já podem visitar a Locomotiva que está em exposição em frente ao Museu, na antiga estação rodoviária, local provisório, já que um projeto para criar um espaço especial para receber os visitantes será construído. “Já estamos com o projeto pronto, nos temos um espaço amplo e a nossa ideia é construir uma garagem, com praça e estrutura para receber os visitantes, o local também será utilizado para a realização de eventos”, destacou o prefeito.
De acordo com Pilippi, a ideia é de que a cada dois meses a locomotiva se movimente por 50 metros com simulação de fumaça e som característico, os visitantes possam ter a experiência de passear na Skoda 202.
Além da nova atração turística, a cidade também está em fase de construção da “Torre de Piza”, réplica da construção original que fica na Itália. ” Entre 20 e 30 dias devemos retomar as obras e a inauguração deve ocorrer em abril, quando vamos realizar a 3ª Festa da Colônia Azambuja, 1877. Esta é mais uma oportunidade de fomentar o turismo e atrair visitantes, fazendo a nossa economia se movimentar”, afirmou o prefeito de Pedras Grandes.
Pedras Grandes é berço da imigração italiana no Sul catarinense, sendo a primeira colônia instalada na região no final do século 19.