Quinto paciente é curado de HIV após transplante de medula óssea
O paciente tinha leucemia e entrou em remissão do vírus após receber um transplante de medula de uma pessoa resistente ao vírus
O quinto caso de cura do HIV foi registrado no Hospital Universitário de Düsseldorf, na Alemanha. O estudo sobre o acompanhamento do paciente que entrou em remissão do vírus foi publicado na revista científica Nature Medicine nessa segunda-feira, 20
O homem, que ficou conhecido como “paciente de Düsseldorf” devido ao nome da cidade em que fica o hospital, estava com leucemia e recebeu um transplante de medula óssea de uma pessoa considerada resistente ao vírus do HIV.
Ele recebeu o diagnóstico do câncer em 2011, seis meses após ter iniciado o tratamento para HIV. Em 2013, ele precisou passar pelo transplante de medula óssea devido ao avanço do tumor e os cientistas tiveram a ideia de buscar um doador resistente ao vírus.
Os pesquisadores afirmam que o histórico clínico do paciente de Dusseldorf fornece fortes evidências de que o transplante de células-tronco o curou do HIV. No entanto, as pesquisas devem continuar para permitir que os pacientes superem a Aids sem a necessidade do transplante, visto que esse é um procedimento com muitos riscos associados.
Os outros quatro casos registrados de remissão do vírus do HIV também ocorreram após transplantes de medula.