Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Profissão palestrante, existe? Por Giovana Pedroso

Por Giovana Pedroso20/01/2023 15h19
  • Se você está pensando em seguir “carreira” na área, responda algumas perguntas e saiba por onde começar

Dia destes apareceu no feed do Instagram um conteúdo patrocinado vendendo curso para quem deseja seguir a profissão de palestrante. Fiquei intrigada com a oferta e fui dar uma olhadinha. O material de venda explicava as atividades ligadas à profissão e o salário aproximado. Ler aquilo me deixou ainda mais reflexiva, por uma razão muito simples: a “profissão palestrante” não existe! Calma, eu vou explicar.

O material primário de uma boa comunicação é ter o que contar para o mundo. Mas antes de pensar em contar, obviamente é preciso viver o que será contado. Logo, podemos ter um jornalista que se torna palestrante, uma advogada que entra nesta nova jornada, uma professora que decide dividir seu conhecimento no formato de palestra. A palestra é e sempre será uma maneira de contar para o mundo as suas experiências, sejam elas pessoais ou profissionais.

Escrevo isso como uma provocação para o que vejo ser um processo de comoditização das palestras. Não é apenas tocar uma música legal e trazer duas ou três frases motivacionais com foto dos filhos no power point. Esses podem ser elementos interessantes para manter o público envolvido mas são acessórios, não devem ser o coração do seu conteúdo. O que você viveu como profissional, ou na sua vida pessoal, que pode ser valioso e transformador para o público?

Por fim, supondo que você respondeu esta questão e chegou à conclusão de que palestrar é pra você, encoraje-se a dar os primeiros passos. E os três pontos importantes aqui são: networking, é o primeiro e principal. A sua rede de contatos é fundamental para abrir oportunidades. Colocar-se à disposição para servir. No início, vá de graça mesmo para se posicionar e agregar marcas no seu portfólio.

Por fim e muito importante, prepare-se. Você vai passar por várias situações imprevistas. Não torne a sua palestra o próprio imprevisto do início ao fim. Assim, a sua jornada (e não profissão) como palestrante começará bem e terá boas chances de ser promissora. Boa sorte!

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS