Professores da rede estadual de ensino iniciam greve em todo o estado
Nesta terça-feira, 23, os professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina deram início a uma greve. A decisão de paralisação já havia sido tomada em assembleia realizada no dia 4 de abril.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), apesar de uma reunião com a equipe do governo ocorrida na última quinta-feira (18), não foram apresentadas propostas para evitar a greve.
“Queremos propostas concretas para a categoria. É fundamental que o Governo de Santa Catarina negocie com os trabalhadores e trabalhadoras da educação, não podemos mais esperar”, enfatiza o Presidente do Sinte/SC, Evandro Accadrolli.
Entre as demandas destacadas pela categoria, estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.
No primeiro dia de movimento, a concentração dos grevistas aconteceu nas regionais, distribuídas por todo o estado. Em Criciúma, a mobilização organizada pelo Sinte teve início às 8h, no Cedup Abilio Paulo, onde mais de 50 professores aderiram ao movimento e mais de 40 turmas foram dispensadas.