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Procon de Tubarão alerta consumidores sobre golpes

Confira tipos de fraudes mais comuns e algumas dicas para você se proteger e orientar.

Por Ligado no Sul19/02/2023 10h00
Imagem/Ilustrativa

Com o intuito de orientar os consumidores sobre golpes que são aplicados, o Procon de Tubarão traz algumas instruções que devem ser observadas para que os consumidores não sejam lesados.

Com o avanço tecnológico, algumas situações do dia a dia se tornam mais práticas, como por exemplo, realizar pagamentos via aparelhos de celular ou fazer movimentações financeiras através de aplicativos.

Contudo, para usufruir do conforto, com segurança, é preciso estar atento e bem informado, pois golpes e fraudes contra o consumidor têm se tornado mais frequentes e eficientes, com os criminosos utilizando-se da tecnologia para agir.

O Radar da Federação Brasileira de Bancos de 2022 (Febraban),disponível abaixo nos anexos, mostra um recorte regional sobre as expectativas dos consumidores. A pesquisa é feita trimestralmente pela Febraban e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas.

Outro levantamento, feito pelo Serasa Experian, revela que apenas no mês de janeiro de 2022, os brasileiros sofreram mais de 375 mil tentativas de golpes, totalizando um aumento de 16,4% em relação ao mesmo mês de 2021. Para não cair nas armadilhas dos golpistas, é preciso estar bem informado.

Confira tipos de fraudes mais comuns e algumas dicas para você se proteger e orientar.

Golpe do WhatsApp

Ao checar as notificações de WhatsApp, você se depara com um pedido de ajuda financeira urgente de um amigo ou parente próximo. Esse é apenas um exemplo de um golpe cada vez mais recorrente, que utiliza o WhatsApp.

Os golpistas descobrem o nome e o número de telefone das pessoas que abordarão, e clonam a conta do aplicativo de conversas. Para fazer isso, eles precisam inserir um código de segurança que o aplicativo envia por SMS, sempre que é instalado em outro dispositivo. Para obter esse código, os fraudadores enviam uma mensagem no WhatsApp fingindo ser de alguma empresa na qual a pessoa possui cadastro e pedem o código de segurança para algum tipo de atualização ou confirmação. Com o código nas mãos, os golpistas conseguem clonar a conta e passam a ter acesso a todos os seus contatos e conversas.

Os golpistas passam então, a enviar mensagens para as pessoas pedindo dinheiro para resolver alguma urgência. Quando conseguem acesso ao histórico de mensagens do aplicativo, os fraudadores são tão convincentes que enganam pessoas de diferentes perfis.

Como se prevenir

A primeira medida é habilitar as funções de segurança do aplicativo. Mas há outras configurações que dificultam a vida do golpista, como por exemplo, ativar a verificação em duas etapas. Para isso, no aplicativo, clique em “conta” e depois em “confirmação em duas etapas”. Ativando esta opção, você diminui as chances dos golpistas conseguirem clonar o seu número.

Outra sugestão, é entrar em “configurações”, clique em “conta” e “privacidade”. Clique em “foto do perfil” e deixe a sua foto de perfil visível apenas para os seus contatos. Nunca compartilhe o código de segurança do aplicativo. Caso você receba mensagens de amigos ou parentes pedindo dinheiro, uma alternativa para confirmação, é ligar para a pessoa, usando o número que você tem cadastrado em sua agenda.

Golpe do cartão trocado

Neste tipo de golpe, pessoas mal intencionadas que trabalham como vendedores em lojas, postos de combustíveis, ambulantes ou outros locais, observa a senha que você digita ao realizar um pagamento. Distraindo a vítima, trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Até que você perceba que teve o cartão trocado, o golpista faz compras utilizando o seu dinheiro. Para evitar dores de cabeça desse tipo, fique muito atento ao fazer compras com o cartão. Confira sempre se ele é realmente o seu e, sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.

Esse tipo de golpe também costuma ser aplicado no caixa eletrônico, com pessoas que não têm familiaridade com o equipamento e pedem ajuda de indivíduos que estão por perto e que, muitas vezes, se passam por funcionários de bancos.

Golpe do boleto falso

Ao contrair uma dívida, recebe uma proposta de negociação de uma recuperadora de crédito conhecida. Por isso, não desconfia quando um boleto chega à sua residência. Em alguns casos, a vítima realiza o pagamento da parcela antes de conferir o valor. O boleto aparenta ser legítimo, com o logo da empresa e demais informações.

O valor pago no boleto falso enviado de forma eletrônica ou física, tem como destino o endereço da conta do fraudador.

Como se prevenir

Antes de pagar qualquer boleto, confira atentamente os dados do beneficiário (nome e CNPJ). Confira, ainda, a data de vencimento e o valor, para ter certeza de que a cobrança corresponde ao que você está pagando. Cheque também os três primeiros dígitos do código de barras para conferir se correspondem ao número do banco responsável pela emissão do boleto.

Golpe do delivery

No momento da entrega, o entregador pede para você pagar em uma maquininha de cartões que está com o visor danificado, ou a posiciona de uma maneira que você não consegue enxergar o valor digitado, ou parte dele. Em vez do preço correto, o entregador digita um valor maior. Em outras situações, ele convence a pessoa de que houve um problema com o pagamento e é necessário realizá-lo novamente.

Por isso, recuse fazer qualquer pagamento em maquininhas danificadas e sempre confira o valor que aparece no visor. Se você já fez o pagamento por meio do aplicativo, não pague ao entregador em hipótese alguma.

Golpe do empréstimo consignado

O golpe do empréstimo consignado funciona por meio do WhatsApp, e-mail ou ligação, onde os criminosos oferecem um empréstimo vantajoso, pedindo um depósito antecipado para a liberação do dinheiro. Outras vezes, entram em contato fingindo falar em nome de alguma instituição financeira, e pedem a confirmação de dados pessoais ou o envio de fotos de documentos. Com os dados em mãos, abrem contas ou contratam planos de celular em nome da vítima.

Como se prevenir

Não informe dados pessoais por WhatsApp, telefone ou e-mail e nunca deposite valores para antecipar a contratação de qualquer empréstimo. Essa prática não é adotada pelos bancos e financeiras. Negocie a contratação apenas com instituições financeiras que conhece e usando seus canais oficiais de contato.

Golpe do FGTS

Por meio de SMS, Whatsapp ou e-mail, os criminosos mandam uma notificação dizendo que a vítima tem dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), disponível para sacar, acompanhado de um link. Este, direciona para um site falso. Uma vez no site, são solicitados dados pessoais para a liberação do saldo.

Como se prevenir

Nunca clique em links suspeitos, ou passe informações pessoais pela internet. Confira cuidadosamente o endereço do site. Muitas vezes a URL pode conter pequenos erros no nome da empresa ou, ainda, usar extensões não cabíveis, como “.net” ou “.org”. Verifique também se o site é oficial, com os selos de segurança que costumam estar localizados na parte superior ou inferior da página inicial.

Golpe do Auxílio Brasil

Nesse caso, os golpistas usam indevidamente o nome do programa público de transferência de renda para enganar as vítimas. O golpe é do estilo “phishing”: os criminosos enviam mensagens pelo WhatsApp dizendo que as pessoas têm direito ao Auxílio Brasil, e prometem um valor muito acima do que é efetivamente pago.

Na semana em que foi divulgada a aprovação do aumento temporário do Auxílio, de R$ 400,00 para R$ 600, em dezembro do ano passado, a empresa de segurança digital “Psafe”, identificou sete sites que utilizam o nome do programa para dar golpes. “No período, foram bloqueadas mais de 140 mil tentativas de golpes, o equivalente a mais de 20 mil por dia, mais de 833 por hora e 13 por minuto”, informa o comunicado à imprensa da empresa.

Atraídos pela promessa de receber até R$ 2.500,00, muitas pessoas entram nesses sites e inserem dados pessoais e bancários para receber o falso benefício.

Como se prevenir

Não clique em links que com promessas extraordinárias (elas possivelmente são falsas), assim como não se deve informar dados pessoais por WhatsApp, telefone ou e-mail, além de não digitar dados pessoais em sites que você não conheça e confie.

Denuncie!

Se você já caiu em algum dos golpes descritos, é importante procurar as autoridades e denunciar. Compareça pessoalmente a uma delegacia de polícia, munido de provas e documentos que comprovem a fraude, e também faça um Boletim de Ocorrência (B.O). O procedimento pode ser feito de forma virtual, acessando a Delegacia Eletrônica do seu estado, ou ainda no Procon do seu município.

É importante lembrar que, desde 2013, com a chamada “Lei Carolina Dieckmann”, a legislação brasileira equipara a falsificação de cartões de crédito e débito ao crime de falsificação de documentos, e prevê prisão e multa a quem obtiver, comercializar ou transmitir dados de terceiros sem consentimento. Ao formalizar a denúncia, você auxilia as autoridades no monitoramento de fraudes e na detecção de novos tipos de golpes, o que ajuda a prevenir que outras pessoas sejam prejudicadas.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon de Tubarão, através do telefone (48) 3621-9818 ou no e-mail: [email protected].

Fonte: Prefeitura de Tubarão

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