Prefeito Ibaneis Lembeck avalia os sete anos de mandato e os desafios para este ano em São Ludgero
Sete anos à frente do município de São Ludgero, o Jornal da Guarujá entrevistou na manhã desta quinta-feira, 4, o prefeito Ibaneis Lembeck.
O prefeito destacou a responsabilidade e os desafios enfrentados ao longo de sua gestão e ressaltou a importância do diálogo e do trabalho em equipe. Lembrou a perda de seu vice, Benício, em março de 2021, e enfatizou a dedicação diária para entregar à comunidade um município cada vez melhor.
“Um ano de bastante desafios temos bastante projetos temos obras. Em ações, temos planos e projetos para serem executados. Os trabalhos já recomeçaram ontem, ontem mesmo a gente já esteve na prefeitura, retornamos aos trabalhos, claro que com a equipe um pouco reduzida porque tem muitas pessoas de férias”.
Ao ser questionado sobre a avaliação do trabalho realizado, Ibaneis, mais conhecido como Iba respondeu que, muitas vezes, as mudanças passam despercebidas pelos residentes locais, mas aqueles que retornam após um período ausentes conseguem perceber o progresso. Destacou o compromisso de acordar cedo e dormir tarde para entregar, diariamente, melhorias à população.
“Com certeza, a gente consegue perceber nitidamente, nós que estamos aí andando pela cidade todos os dias para cima e para baixo, acompanhando o que acontece, às vezes a gente não percebe as mudanças que estão acontecendo aqui dentro do município, mas as pessoas que vêm de fora, que ficam às vezes aí um ano, dois anos fora do município de São Ludgero, quando retornam percebem exatamente tudo o que está acontecendo.”
Sobre os desafios nos últimos meses de seu mandato, o prefeito mencionou a retomada dos trabalhos em janeiro de 2024, após um ano complicado em 2023, marcado por desafios enfrentados não apenas por São Ludgero, mas por todos os municípios do Brasil. Destacou o fechamento das contas até 31 de dezembro de 2023 e a necessidade de planejamento para o ano eleitoral.
Iba salientou que o município possui projetos e obras em andamento, com planos bem definidos para o futuro. Em relação ao seu futuro político, afirmou que, sendo prefeito reeleito, não pode concorrer novamente em 2024, mas está à disposição de seu partido, o MDB. Mencionou a importância de preparar candidatos para dar continuidade ao trabalho.
“Todas as pessoas que estão filiadas do nosso MDB, tem direito a pleitear, nossa sigla se chama Movimento Democrático Brasileiro, todos têm direito de pleitear um espaço dentro do partido, claro, se tiver cinco, seis, dez pessoas interessadas, vamos fazer uma pesquisa, fazer, ver o que as pessoas pensam, quem é que está mais cotado para ser o candidato, e daí sim vamos dar sequência, assim é que a gente tem trabalhado nos últimos anos”.
Quando questionado sobre o futuro político do MDB em São Ludgero, o prefeito apontou a disposição de Alexandre Pereira, ex-presidente da Câmara de Vereadores, que já se colocou como candidato dentro do partido. Destacou a confiança em Alexandre Pereira e afirmou que o partido está aberto a novas lideranças, deixando espaço para a escolha democrática do candidato que dará sequência ao trabalho.
“O Alexandre assumiu o comando da Prefeitura já por duas oportunidades e fez um trabalho muito responsável, tenho certeza que quanto à pessoa dele, quanto à confiança que a gente tem nele, não temos dificuldade nenhuma de fazer com que ele continue dando sequência nos trabalhos, se assim o povo entender que quem tem direito do voto são as pessoas.”
O prefeito encerrou a entrevista reforçando seu compromisso com o município, destacando a importância da participação da população na escolha do futuro líder e garantindo que continuará trabalhando incansavelmente até o último dia de seu mandato em 2024.
Confira entrevista completa