Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, é liberado com medidas restritivas após decisão da Justiça
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, foi liberado da prisão na tarde desta quinta-feira (26), após a decisão da desembargadora Cintia Schaeffer, relatora dos processos da Operação Caronte. A magistrada acolheu o pedido de revogação da prisão preventiva do prefeito, que estava detido desde o dia 3 de setembro.
Apesar da liberação, Salvaro não está completamente livre. A Justiça impôs uma série de medidas cautelares que incluem o uso de tornozeleira eletrônica por um período de 90 dias. Além disso, o prefeito está proibido de se comunicar com testemunhas e outros envolvidos no processo, assim como de fazer uso de redes sociais ou conceder entrevistas. Outra restrição importante é que ele não poderá acessar a Prefeitura de Criciúma ou qualquer outro órgão público municipal, sendo também afastado de suas funções como prefeito pelos próximos 120 dias, até o término de seu mandato.
Com essas determinações, Salvaro ficará impossibilitado de retomar sua gestão à frente da prefeitura até o final do ano, período em que seu mandato terminaria. O afastamento prolongado lança incertezas sobre a condução dos projetos em andamento no município.
A Operação Caronte, que resultou na prisão de Salvaro, investiga uma série de irregularidades na administração pública. O processo segue em andamento e deve trazer novos desdobramentos nos próximos meses.
Agora, com a liberação sob medidas restritivas, a população e o cenário político de Criciúma aguardam os próximos passos desse caso que tem movimentado a cidade e causado grande repercussão.