Pinguim é atacado por cachorro e recebe tratamento após resgate
O caso ocorreu na praia de Ibiraquera, em Imbituba, e o animal ferido foi resgatado e levado para tratamento na unidade de Laguna
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) utilizou as redes sociais para alertar sobre um incidente em que um pinguim-de-magalhães foi atacado por um cachorro. O caso ocorreu na praia de Ibiraquera, em Imbituba, e o animal ferido foi resgatado e levado para tratamento na unidade de Laguna.
O pinguim apresentava vários ferimentos e está recebendo cuidados adequados. O tratamento inclui a aplicação de pomada tópica com antibiótico e anti-inflamatório, suplementação vitamínica e uma dieta balanceada, que consiste em papa de peixe.
O PMP-BS é uma iniciativa realizada para cumprir uma exigência do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos. O projeto é conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na vida marinha, incluindo aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Isso é feito por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos, além da realização de necropsias nos animais encontrados mortos.
Caso alguém encontre um animal marinho vivo ou morto, é importante entrar em contato com o projeto pelo telefone 0800-642-3341 para que seja prestado o devido auxílio. É fundamental conscientizar a população sobre a importância de proteger a fauna marinha e evitar incidentes como esse.