Pare e olhe para você. Por Carina Mengue
Olá leitor, espero encontrá-lo bem. Depois de uma pausa, voltamos as colunas semanais trazendo conteúdos relevantes sobre a esfera emocional. Falando no tema da nossa coluna, você já parou para pensar como está a sua saúde mental? Alguma vez refletiu se os seus pensamentos, ideias e sentimentos estão em harmonia?
Vamos começar entendendo mais sobre o assunto. Saúde mental é a forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza seus pensamentos e emoções. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida: alegria, raiva, frustração, irritação, tristeza, satisfação, entre outras. Como reagimos as situações do dia-a-dia e lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.
Podemos dizer que a saúde mental contempla as habilidades que desenvolvemos para manejar de forma assertiva as adversidades e conflitos, o autoconhecimento que gera reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros. A qualidade das nossas relações (amizades, familiares, trabalho, amorosa) também fazem parte da saúde mental.
Manter a saúde mental, nos dias de hoje, não é tão simples quanto parece né?
E você pode agora estar se questionando: “o que posso fazer então para cuidar da minha saúde mental?”
Vamos lá, primeiramente, pare e olhe para você. Reflita como está a sua vida hoje. Quais seus aborrecimentos? Quais seus medos? Quais suas preocupações? Alguma das três respostas tem interferindo no seu sono e na sua alimentação?
Tem alguma área da sua vida que não tem cuidado com atenção? Reflita sobre cada uma delas: Amorosa, financeira, lazer, trabalho, espiritualidade, intelectual, saúde física, amigos e família.
Busque ler e estudar sobre autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, mais você faz escolhas assertivas, menos você se envolve em conflitos.
Faça pausas. Descanso. Desconecte-se. Tenha mais contato com a natureza. Dê boas risadas. Faça coisas que goste. Nossa vida não é resumida na rotina e nem deve ser casa-trabalho-casa. Organize-se melhor para ter mais tempo de qualidade para você. Pare e olhe para você. Tem coisas que só você pode fazer por si mesmo.
Cuide-se!
Até a próxima!
Meu abraço cheio de amor,
Carina Mengue.