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Papo Empreendedor: Estratégias de Endomarketing para o século XXI – Transformando seu trabalho num lugar feliz

Por Ligado no Sul10/06/2024 09h00
Foto/Reprodução Instagram

No último episódio do programa “Papo Empreendedor”, Thayni Librelato teve o prazer de conversar com Daniel Costa, administrador de empresas, especializado em gestão de pessoas e dinâmica de grupos. Daniel é professor de pós-graduação, coach de grupos, instrutor de líderes e consultor. Com uma vasta experiência, ele já atuou como executivo em grandes organizações como Xerox e Claro, além de ter sido comentarista de economia e negócios na Rádio Band AM. Autor de três livros sobre endomarketing, incluindo “Endomarketing Inteligente” (2010), “Não Existe Gestão Sem Comunicação” (2014) e “Vamos Conversar?” (2023), Daniel é considerado um dos principais especialistas em endomarketing no Brasil.

Durante a entrevista, Daniel Costa discutiu a importância do endomarketing nas empresas modernas e apresentou estratégias eficazes para transformar o ambiente de trabalho. Segundo ele, endomarketing é muito mais do que apenas marketing interno. “Nos meus primeiros livros, me preocupei muito em fazer marketing para dentro da organização, para dentro da empresa. Hoje, eu penso um pouco diferente. Nestes mais de vinte anos de trajetória, acredito que o endomarketing envolve plantar e alimentar dentro das pessoas a vontade de fazer a coisa certa, o propósito generoso da organização, e ao mesmo tempo, tomar as decisões corretas, fazer as coisas do jeito que elas precisam ser a partir da estratégia da organização.”

Uma das questões abordadas foi a diferença entre endomarketing e marketing tradicional. Daniel explicou que, enquanto o marketing tradicional se concentra em produtos, preços, pontos de venda e promoção para clientes externos, o endomarketing foca no colaborador como público-alvo. “Se estou invertendo a ótica e vendendo para o colaborador uma organização, uma posição de trabalho, como é que ele me paga por isso? Através do seu desempenho. E esse seu máximo desempenho seria o engajamento. Quanto mais valor eu conseguir agregar ao meu produto, mais disposto esse colaborador estará para entregar um desempenho superior à empresa.”

Estratégia de endomarketing

Para empresas que ainda não têm uma estratégia de endomarketing, Daniel sugere começar pela definição clara da cultura e da estratégia organizacional. “O primeiro passo é ter clareza da cultura e da estratégia dessa organização. Depois, precisamos de canais de comunicação para fazer com que as mensagens da empresa cheguem aos colaboradores.”

É importante que a empresa use de  tecnologias acessíveis, como os celulares, para alcançar os colaboradores onde quer que eles estejam. “Ainda que a tecnologia excessiva multiplique a nossa presença e divida a nossa atenção, precisamos de um canal de comunicação eficaz. Atualmente, não vejo outra possibilidade de acessar nosso colaborador que não seja através do celular.”

A importância da liderança

“A liderança deve ser capaz de gerir pessoas na prática. Para isso, é fundamental que elas saibam administrar seu tempo e comunicação. Um exemplo prático foi durante a pandemia, quando um CEO organizou a comunicação de sua equipe de forma eficiente, combinando como e quando cada tipo de mensagem deveria ser enviada.”

Uma liderança efetiva deve ser capaz de equilibrar a gestão por indicadores com a transversalidade, promovendo uma comunicação eficiente entre diferentes áreas da empresa. “Falhas de comunicação entre áreas, em última análise, são falhas de comunicação entre pessoas, principalmente entre as pessoas que lideram essas áreas. Resgatar essa transversalidade e criar rituais para que haja de fato interação é essencial.”

A crise de confiança que afeta tanto a sociedade quanto as organizações também foi um tema abordado por Daniel Costa. Ele acredita que uma comunicação clara e eficiente é fundamental para restaurar a confiança dos colaboradores. “Estamos vivendo dois fenômenos que se retroalimentam. Ao mesmo tempo em que existe uma crise de confiança geral das pessoas, não só fora das empresas, mas dentro delas, há também uma crise de abordagem de como a comunicação lida com esses assuntos”, disse ele. “Eu vejo que o fato de se tornar cada vez mais importante, a gente tem uma estratégia que organize esses fluxos informacionais e possibilite que as pessoas retomem posse do seu tempo para escuta e para o diálogo, para o olho no olho, que é tão importante, principalmente nas indústrias.”

Daniel também abordou os desafios enfrentados pelas empresas, como a dificuldade em contratar e reter talentos. “Está cada vez mais difícil de contratar nas empresas. Fazer endomarketing é uma forma de construir uma marca empregadora forte. Temos indústrias com turnover (taxa de rotatividade) de 30%, que é turnover de varejo. Isso é um grande problema, porque as pessoas não conseguem crescer ficando apenas um ano em uma empresa.”

Para superar esses desafios, ele enfatiza a necessidade de uma liderança que saiba orientar e desenvolver seus colaboradores. “Dois terços das pessoas pedem demissão do chefe, não da empresa. A empresa é boa, mas elas não conseguem mais trabalhar lá. Precisamos de líderes que ajudem seus colaboradores a crescer, a gerenciar suas carreiras, a ensinar e orientar.”

A entrevista com Daniel Costa foi uma verdadeira aula sobre endomarketing e gestão de pessoas. Ele demonstrou que, para transformar o ambiente de trabalho e promover o engajamento dos colaboradores, ter uma comunicação eficaz, uma liderança bem preparada e uma estratégia clara é a chave do negócio. “Mais importante do que a empresa comunicar é fazer o que é comunicado.” A implementação de uma estratégia de endomarketing bem estruturada pode ser a chave para transformar o trabalho em um lugar feliz e produtivo.

Conheça um pouco mais sobre Daniel Costa

  • Dicas de livros? O Velho e o Mar de Ernest Hemingway e A Festa do Bode de Mario Vargas Llosa
  • Um sonho: Que minhas filhas sejam mulheres livres e felizes num mundo de igualdade pra elas
  • Uma conquista: Fazer a diferença na vida das pessoas que passaram e com as quais eu me conectei
  • Um medo: Da mediocridade
  • Um arrependimento: de não ter viajado mais
  • Tenho muita vontade de: Tirar um ano sabático
  • Algo para se desafiar: Meu próximo livro
  • Uma série ou filme para indicar: Filme: Estrelas além do tempo e Série: Dr House
  • Qual música Pop Rock você mais gosta de ouvir? Legião Urbana e Titãs
  • Uma qualidade: Eu sei pedir desculpas
  • Um defeito: Um pouco impaciente, o que me leva às vezes a ser arrogante
  • Eu defendo: Igualdade, equidade, diversidade
  • Uma pessoa/algo que você admira? Meu pai
  • Uma pessoa/algo que você não admira? Preconceito
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Eu me vejo neste mesmo lugar, porém atingindo e impactando mais pessoas.

Confira o Programa completo aqui

 

 

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