Orleans reforça ações para atingir meta de vacinação contra a poliomielite
Cerca de 296 crianças ainda não foram imunizadas. As salas de vacina estarão abertas nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9.
Embora no Brasil mostre, segundo levantamento do Ministério da Saúde, que apenas 34,4% das crianças entre 6 meses e 5 anos foram imunizadas contra a Poliomielite, em Orleans foi diferente.
A assessoria de imprensa do município divulgou que 75% das crianças menores de 5 anos já foram vacinadas porém, 296 crianças necessitam ainda da vacina e precisam comparecer à Unidade de Saúde com sala de vacinação.
Pensando nisso, a Secretaria de Saúde Municipal promove nos dias 8 e 9 (quinta e sexta-feira), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.
Na oportunidade, as crianças que ainda não foram vacinadas poderão receber a dose contra a pólio e ainda colocar a caderneta de vacinação em dia.
As Unidades Básicas de Saúde São Donato (Centro); Padre Santos (Coloninha); São Roque (Barro Vermelho); Santa Luzia (Rio Belo); São Francisco (Corridas) e Nossa Senhora Aparecida em Pindotiba, estarão abertas.
O secretário de saúde do município Murilo Debiasi Ferrareis, destaca a grande ação que o governo municipal realizou e realiza para que todas as crianças sejam imunizadas. “Estamos com intensa atividade nas unidades de salas de vacinação, tivemos vacinação aos sábados. Distribuímos um material de divulgação da campanha em todas as escolas, unidades de saúde e outros pontos para conscientizar os pais sobre a importância da Imunização de seus filhos. Nossas equipes estão visitando as creches e escolas e com autorização dos pais realizando a vacinação.”
O secretário de saúde lembra ainda que durante as festividades em comemoração aos 109 anos do município a ação também foi realizada.
É importante destacar que a Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).
Para receber o imunizante contra a Poliomielite, o responsável deverá apresentar a caderneta de vacinação.