Entrevista: Orleans recebe Certificado Internacional durante ITB Berlin/Alemanha
Todo esse movimento integra a parceria da Prefeitura junto às entidades locais e voluntários com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local
O Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, acaba de receber diretamente de Berlim/Alemanha, o Certificado de Destino Turístico Sustentável / Green Destinations categoria Bronze. A certificação faz parte do Padrão de Destinos Verdes, um conjunto de critérios reconhecido internacionalmente pelo GSTC (Global Sustainable Tourism Council).
Direto da Alemanha, o prefeito de Orleans Jorge Koch, concedeu entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta quarta-feira, 8 e contou como foi receber o prêmio, “Nós preenchemos 100 critérios através do Del, implantado pela FACISC e ontem recebemos essa certificação. Estamos muito felizes por ter recebido este certificado. Nós recebemos o Bronze pela certificação”.
Com validade de até dois anos, a certificação visa tornar o desenvolvimento sustentável ainda em algo mais concreto, objetivo e demonstrável, abrangendo os temas Gestão de Destino, Natureza e Paisagem, Meio Ambiente e Clima, Cultura e Tradição, Bem-Estar Social, Negócios e Hospitalidade.
Ainda de acordo com o prefeito, este certificado de Destino Turístico Sustentável abre portas para que a Europa escolha a cidade de Orleans como destino de turismo em Santa Catarina.
Para que isso tornasse realidade, a equipe técnica de Orleans teve que apresentar as boas práticas e atender a 100 critérios, sendo submetidos à auditoria internacional. O reconhecimento ao município foi entregue na maior feira de turismo sustentável- ITB Berlin 2023.
Todo esse movimento integra a parceria da Prefeitura junto às entidades locais e voluntários com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL-Orleans) implantado pela FACISC, desde 2019 na cidade. De lá para cá, além do certificado, a cidade já ganhou em 2021, o prêmio no Concurso do Top 100 Destinos Sustentáveis, sendo finalista, também na categoria do júri técnico com o case de boas práticas do Movimento Orleans Viva-MOV. Em 2022, como manteve seu desempenho nos critérios, e colocou em voga a história do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, o município foi classificado entre os destinos turísticos mundiais com boas práticas sendo assim, reconhecido no TOP 100 2022.