Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Orleans confirma primeiro caso de raiva em animal doméstico

Por Ligado no Sul03/02/2023 17h02

Equipe de profissionais realizarão diversas ações em bairros da cidade.

A Secretaria de Saúde de Orleans, esteve reunida na manhã desta sexta-feira, dia 03, com representantes da DIVE, CIDASC e UNIBAVE, na sede da Vigilância Epidemiológica do município. O encontro foi necessário devido a cidade ter registrado o primeiro caso de raiva em animal doméstico. Juntos os profissionais traçaram um plano de ação de contingência, orientação e prevenção.

“Nesse primeiro momento tomaremos medidas para conter e prevenir novos possíveis casos de raiva em animais domésticos como cães e gatos, e por isso, montaremos uma equipe tática que percorrerá de casa em casa tomando as ações necessárias, visando assim o bem-estar e a saúde da população”, diz Murilo Debiasi Secretário de Saúde.

Já na próxima semana, uma ação de bloqueio será realizada na cidade, iniciando pelo Bairro Coloninha onde as equipes formadas por Médicos veterinários, Agentes Comunitárias de Saúde, Agentes da Vigilância Epidemiológica, Agentes da DIVE e CIDASC em conjunto com professores e alunos do curso de Medicina Veterinária do UNIBAVE, realizarão visitas em todas as residências para vacinação de todos os cães e gatos.

Em tempo:

Em dezembro de 2022 um gato apresentou mudança de comportamento, mordeu e arranhou seu tutor.  O animal foi enviado para análise e em seu tutor, foi realizada a profilaxia contra raiva e passa bem.  O animal, porém, testou positivo para raiva.

Raiva:

É uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A transmissão da raiva ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. Os sintomas da raiva variam conforme a espécie, quando acomete animais carnívoros, eles se tornam agressivos e, quando ocorre em animais herbívoros as manifestações são de paralisia. Em caso de agressão por animal, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo. (fonte DIVE- SANTA CATARINA).

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS