Operação da Polícia Civil investiga fraude em licitação da prefeitura de Forquilhinha
Na manhã desta terça-feira, 10, a Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou uma operação coordenada pela Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR/DEIC). A ação envolve 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma.
A investigação se concentra em possíveis crimes relacionados ao Pregão Presencial nº 18/PMF/2021 da Prefeitura de Forquilhinha. O pregão tinha como objetivo a contratação de serviços para corte de grama, poda de árvores, limpeza de pátios e manutenção de muros em áreas públicas. De acordo com as investigações, a empresa vencedora pode ter sido uma fachada, criada para ocultar o verdadeiro proprietário, um servidor da prefeitura na época.
A empresa em questão participou de licitações em Forquilhinha, Laguna e Turvo, mas apenas venceu em Forquilhinha. Além disso, outras empresas também estão sendo investigadas por supostamente terem colaborado para favorecer a empresa vencedora. Uma dessas empresas, em particular, teria sido constituída exclusivamente para o pregão e não teria participado de outras licitações.