Operação “Apáte” desarticula esquema de uso de documentos falsos em concursos públicos de cidades do Sul
Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em Tubarão, Criciúma, Jaguaruna e Armazém
Nesta terça-feira, 29, a Polícia Civil de Santa Catarina, através da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), realizou uma operação denominada “Apáte”, que resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Tubarão, Criciúma, Jaguaruna e Armazém.
A investigação concentra-se na utilização de documentos falsos para facilitar a qualificação de empresas em concursos públicos relacionados a projetos de iluminação pública. Segundo informações das autoridades policiais, as empresas investigadas adquiriam certificados profissionalizantes fraudulentos para satisfazer os requisitos dos editais, com o intuito de se qualificarem para oferecer tais serviços.
Foram confiscados dispositivos eletrônicos e documentos que passarão por uma análise minuciosa. É importante destacar que essa investigação específica não guarda qualquer relação com a recente Operação Dark Shark.
A operação mobilizou mais de 20 agentes da Polícia Civil, pertencentes à Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), à Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão, à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Tubarão, à Delegacia de Polícia Civil (DPCo) de Capivari de Baixo e à DPCo de Armazém.