O negativo impacto das gírias. Por Vanessa Perin

Da mesma forma que não se vai à praia de salto alto nem a uma festa de gala de biquíni, é fato que precisamos adequar a nossa linguagem ao ambiente em que estamos. Não há problema falar informalmente com um grupo de amigos, mas falar dessa forma no ambiente de trabalho, principalmente com clientes, não é de bom tom.
O uso de abreviações e gírias pode causar vários problemas em contextos profissionais, tais como falta de profissionalismo e de clareza, dificuldade de compreensão, mal-entendidos etc, afetando na percepção da sua credibilidade e competência.
Nem todas as pessoas estão familiarizadas com todas as gírias e abreviações, principalmente aquelas de diferentes gerações.. Isso pode levar a mal-entendidos e confusão na comunicação. Por exemplo, gírias e abreviações podem ser ambíguas e imprecisas, tornando difícil o real entendimento do que você está tentando transmitir. Isso pode levar a interpretações erradas e falta de clareza na mensagem.
Além disso, pode fazer com que os outros o vejam como pouco profissional, desleixado ou até mesmo desinteressado. Por isso, para manter uma comunicação eficaz e profissional, é importante adequar o estilo e o tom da sua linguagem ao público e ao contexto. Em situações formais e profissionais, é recomendável evitar o uso de abreviações e gírias, optando por uma linguagem mais clara, precisa e respeitosa.
Algo que sempre digo aos meus clientes é: a forma como falamos e escrevemos na maior parte do nosso tempo é a forma que vamos falar quando estivermos “sob pressão”. Se você as utiliza em sua comunicação profissional, reveja isso, pois você pode estar transmitindo uma mensagem/imagem que não deseja.