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Investir em treinamento vale a pena? Parte 01. Por André Merino.

Por André Merino05/12/2022 14h31

Certo dia, numa clínica, esperando para ser atendido, fiquei observando as duas moças que atendiam na recepção, pois o comportamento de ambas frente aos clientes me chamou à atenção. Percebi que cada cliente que entrava e ia em direção as atendentes, eram recebidos de forma muito fria, com certo mau humor. Isso se repetia cada vez que um cliente entrava. Sempre com caretas de reprovação.

Fiquei pensando no comportamento dessas duas moças. Será que não percebem que quanto mais clientes entrarem, melhor? Será que não entendem que, quanto mais clientes, maior será o faturamento da empresa que trabalham? E que, quanto mais recursos a empresa possuir, mais garantia de manter seus empregos teriam? Tenho certeza de que, NÃO é a resposta para todas as perguntas.

Infelizmente é comum encontrarmos nas empresas, colaboradores que, não tão colaboradores assim, apresentam tais comportamentos. Torcem para que o seu dia transcorra sem atividades, sem problemas que perturbem o seu sossego e pouco trabalho. Mas no final do mês querem o seu salário completo.

A primeira pergunta que nos fazemos em situações desse tipo é: esses colaboradores não receberam treinamento?

Eu iria mais longe: que tipo de treinamento esses colaboradores receberam?

Na minha opinião, pior do que não dar treinamento é dar o treinamento errado.

Sempre falo aos meus clientes que somente o treinamento não resolve os problemas. O que resolve é a aplicabilidade do conhecimento aprendido, no dia a dia, pelas pessoas que participaram no treinamento.

As empresas estão sempre em busca de profissionais competentes, profissionais que tragam resultados rápidos. Quando falamos de competência, não há como não nos lembrarmos do famoso ideograma “CHA”, que serve para designar conhecimento, habilidade e atitude. Este ideograma é uma maneira de definir o sentido de competência a partir de uma referência que possa ser mensurada ou, até mesmo, comparada a alguns padrões.

Por estar atrás dos resultados rápidos, uma grande parte das empresas investem pouco em treinamentos e, o pouco investimento que há, é focado em conhecimento e habilidade, relacionado diretamente ao seu produto/serviço, não investindo nenhum recurso no aspecto comportamental, a atitude.

O que vemos após, são colaboradores que sabem o que devem fazer, mas não conseguem mensurar o impacto da sua atividade na empresa como um todo, ou seja, não há uma visão sistêmica. Na maioria das vezes, não conseguem ver sentido no que fazem. Realizam o seu trabalho sem nenhum entusiasmo, fazem simplesmente por fazer e para que possam receber o seu salário ao final do mês.

A empresa, quando percebe que os resultados não são os esperados, entende que os conceitos (conhecimentos) devem ser reforçados através de mais um treinamento, normalmente teórico. Os colaboradores são colocados novamente em sala de aula para ouvir conceitos que já conhecem. Quando isso acontece, é comum perceber um grande desinteresse na participação desse “novo” treinamento.

O problema, normalmente, não é a falta de conhecimento dos colaboradores e sim o porquê de não fazer o que é correto, não aplicando o que foi aprendido. O fato de não perceberem significado e sentido em suas atividades, causa insatisfação e desmotivação, resultando em queda de produtividade.

Certa vez um amigo, psicólogo, me disse: “quer ver alguém realizar algo? Faça-o perceber que terá um ganho.”

Se as pessoas não enxergam um sentido ou significado na realização de suas atividades, somente as fazem por obrigação. Desta forma, conseguimos identificar a importância do investimento, principalmente, em treinamentos comportamentais.

Pense nisso!

Na próxima semana, apresentaremos a segunda parte.

Está curioso(a)? Semana que vem tem mais!

Até lá!

André Merino

www.andremerino.com.br

Críticas e/ou sugestões pelo e-mail: [email protected]  ou WhatsApp:  (13) 99799-8484.

@andremerino06 e @podcastdespertandoinsights

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