Homem morre baleado após discussão por som alto durante o Carnaval em Jaguaruna

Na madrugada deste domingo (2), uma discussão na Rua Chapecó, no bairro Campo Bom, em Jaguaruna, resultou na morte de Célio Mendes, marido da ex-vereadora de Tubarão, Ritinha Enfermeira. O crime também deixou uma pessoa ferida.
Célio Mendes, de 50 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos. Ele deixa a esposa, Rita, e o filho Henrique, que completou 13 anos no sábado (1°).
A Polícia Militar relatou que estava na base do Campo Bom quando ouviu disparos de arma de fogo e, logo em seguida, foi acionada pelo Copom para verificar a ocorrência. No deslocamento, a guarnição abordou um Sandero prata, onde encontrou um casal nos bancos da frente e, no banco traseiro, Célio, já ferido. Os policiais orientaram para que a vítima fosse levada com urgência ao hospital, mas ele não resistiu.
O jornalista Jaison Bez Fontana, que presenciou parte da movimentação, relatou: “Na madrugada à dentro, eu no sofá, já piscando os olhos de sono, ouço que estalos são disparados, sei que não eram fogos de artifício ou rojões, ou outro estalo comum qualquer. Eram tiros.”
Ele também afirmou ter ouvido uma ameaça: “Tu vai morrer desgraçado.” Ao seguir em direção ao local do crime, avistou o Sandero prata em alta velocidade, sendo interceptado pelas viaturas da Polícia Militar. O motorista, desesperado, pediu ajuda: “Tem um cara baleado no meu carro, e não sei onde fica o hospital, pega meu carro e dirige.”
Na sequência, os policiais se dirigiram à residência do autor dos disparos e ordenaram que ele saísse da casa com as mãos para cima. O suspeito desceu do segundo andar e foi preso. Durante a revista na residência, um revólver calibre .38 foi encontrado sobre a mesa, além de mais munições no quarto.
O autor dos disparos alegou aos policiais que vinha sendo incomodado há tempos pelos vizinhos. Segundo relato do Capitão Felipe de Jaguaruna, “na data de ontem ligou para a polícia militar devido à perturbação. Que após a viatura sair, seus vizinhos foram até a frente da sua casa provocar e jogar pedras. Que na data de hoje seus vizinhos continuaram a perturbação, porém, acabou dormindo. Que acordou com o barulho de pedras em sua casa. Que levantou e viu seus vizinhos na frente da residência, momento que pegou seu revólver e realizou vários disparos em direção às pessoas que ali estavam. Inclusive, recarregou o revólver e realizou mais disparos.”
A esposa do suspeito confirmou essa versão. Testemunhas, no entanto, informaram que o atirador saiu da sacada do segundo andar e disparou várias vezes em direção à casa onde estavam as vítimas. Um dos tiros atingiu um Fiat Palio que estava estacionado dentro do terreno.
Durante o atendimento da ocorrência, os policiais receberam a informação de que Célio Mendes havia chegado sem vida ao Hospital de Tubarão. “O que veio a seguir foram cenas que jamais esquecerei. As feições, a vontade daquelas pessoas acordarem daquele pesadelo, e eu ali, no meio daquilo tudo, numa mistura de sentimentos impossíveis de descrever.” relatou Jaison.
Diante dos fatos, o autor foi informado de seus direitos constitucionais e conduzido até a Delegacia de Polícia de Jaguaruna. O Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo da vítima no hospital.