O Centro Materno Infantil do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) vem apresentando ocupação acima de 80% desde o último domingo, 5. Nesta quinta-feira, dia 9, a ocupação chegou à superlotação, obrigando o HNSC a encaminhar pacientes para outros setores até que sejam realizadas as transferências adequadas para outros hospitais.
A direção da unidade de saúde tem reforçado o pedido às gestantes, para que procurem os hospitais mais próximos de suas casas para atendimento. As pacientes que chegarem à instituição com gestação de baixo risco, com nascimento por via de parto vaginal, cesariana por indicação médica, ou ainda com abortamento, serão transferidas para outra maternidade da região.
Já os casos de indicação de internação para tratamento clínico da gestação ou com indicação de interrupção da gestação sendo ela prematura, serão direcionadas para regulação via SISREG, sendo transferidas para outros hospitais do estado, tendo todo o suporte necessário nas instituições de saúde para onde forem remanejadas.
Ainda de acordo com a nota do HNSC divulgada nas redes sociais, este cenário é devido ao não funcionamento de algumas maternidades da região.
“Como instituição séria e responsável, que têm valores como humanização, preservação da vida, dignidade, transparência e sustentabilidade, o HNSC pede a compreensão para continuar mantendo o atendimento humanizado e de qualidade que sempre prestou à comunidade da região,” conclui a direção no comunicado.