Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Governo lança campanha nacional de combate ao mosquito da dengue

Em Santa Catarina, entre janeiro e julho deste ano, 90 mortes foram confirmadas.

Por Ligado no Sul22/10/2022 07h57
Foto/Reprodução

Com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a campanha busca mobilizar os cidadãos a participarem efetivamente do combate. “Nós não temos como fazer isso sozinhos. Se não houver colaboração da sociedade, todos os anos vamos ter casos e casos de dengue”, ressaltou Queiroga no evento em Brasília.

Ainda segundo o ministro, a prevenção é a melhor forma de combater a doença e todo local de água parada deve ser eliminado, já que é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.

A campanha será vinculada na televisão, no rádio e na internet e trará tanto informações sobre os principais focos de proliferação do mosquito quanto orientações sobre prevenção.

Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.

Santa Catarina

O número de casos confirmados de dengue cresceu 334% em Santa Catarina entre 2 janeiro e 19 de outubro deste ano comparado ao mesmo período de 2021. De acordo com dados do governo estadual divulgados nesta sexta-feira (21), foram confirmados 82.885 casos da doença, contra 19.098 de 2021. Ou seja, foram registrados 63.787 casos a mais neste ano.

No total do período, o Estado teve 133.738 casos suspeitos de dengue. Além dos casos confirmados, houve 47.344 casos negativos; 2.966 inconclusivos (em investigação) e 543 que permanecem como suspeitos.

A maioria dos casos (80.102) são autóctones, ou seja, foram transmitidos dentro do estado. Conforme o governo, 76 municípios catarinenses atingiram o nível de epidemia à dengue.

Brasil

O número de casos de dengue no Brasil subiu quase 185% este ano, na comparação entre janeiro a outubro de 2022 e o mesmo período do ano passado. Em 2021, foram registrados 478,5 mil casos, número que subiu para 1,3 milhão neste ano. Levantamento do Ministério da Saúde aponta ainda 909 óbitos confirmados pela doença.

Em 2022, os casos de chikungunya também tiveram um aumento expressivo, 89,9%, em relação ao ano passado. Até outubro deste ano, 168,9 mil casos já haviam sido notificados no país. Já a zika indicou um aumento de 92,6% em 2022, mas nenhum óbito foi registrado pela virose.

 

*Agência Brasil

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS