Governo do Estado renova convênio de gestão de três aeroportos
O Governo do Estado está renovando o convênio de subdelegação de três aeroportos por mais cinco anos. Conforme solicitação dos municípios, foram renovadas as subdelegações dos Aeroportos de Lages, São Joaquim e Rio do Sul/Lontras. Os pedidos foram atendidos pela Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e já foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). O Estado detém a delegação dos aeroportos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e pode subdelegar aos municípios como já ocorre atualmente.
‘’A renovação destas subdelegações é também a renovação do compromisso do governador Jorginho Mello com o desenvolvimento do setor aéreo. Ao manter a gestão com os municípios, permitimos que o cuidado mais próximo esteja alinhado com as demandas locais e o Estado não fica impedido de apoiar com investimentos, quando eles forem necessários”, afirma o secretário da SPAF, Ivan Amaral.
O Aeroporto de São Joaquim foi reaberto no mês de julho depois de 32 anos de inatividade. A pista tem 1.300 metros de comprimento por 30 metros de largura, com operação visual/diurna e está autorizado para receber voos diurnos da aviação geral (executivos, saúde e segurança). O aeroporto é considerado importante para o desenvolvimento turístico da Serra Catarinense.
O Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, de Lages, tem uma pista de 1,532 metros de comprimento e 30 metros de largura. Tem condições de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral.
O Aeroporto Helmuth Baumgarten, em Rio do Sul/Lontras, tem uma pista de 1,077 mil metros e 23 metros de largura. Tem condições de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral e atende toda a região de Rio do Sul e do Alto Vale.