Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Gastronomia – Receitas e Notícias. Por Talis Laureano

Por Talis Laureano11/08/2023 11h00

Bom dia amigos! Hoje trago para vocês uma sobremesa tradicional Italiana e um pouco de sua história:

O Tiramisu:

As origens do Tiramisu são muito incertas porque cada região gostaria de ter “inventado” esta iguaria: por isso surgiu uma espécie de disputa entre a Toscana, o Piemonte, o Friuli,Veneza Giulia e o Veneto. Existem muitas lendas relacionadas com esta sobremesa às quais foram atribuídas qualidades afrodisíacas. A versão oficial situa o nascimento do tiramisu no século XVII em Siena, quando alguns confeiteiros, tendo em vista a chegada do Duque da Toscana, decidiram preparar uma sobremesa para celebrar sua grandeza. Então eles decidiram que a sobremesa deveria refletir a personalidade do Duque: deveria ser uma sobremesa importante e saborosa, mas ao mesmo tempo, preparada com ingredientes simples e o mais importante, deveria ser extremamente gulosa porque ele literalmente amava doces. Assim foi feito o nosso Tiramisu que na época era chamado de “sopa do duque” em homenagem a Cosimo de Médici que trouxe a receita com ele para Florença tornando-a conhecida em toda a Itália. A lenda também conta que a sopa do duque se tornou a sobremesa favorita dos nobres que lhe atribuíam propriedades afrodisíacas e excitantes: daí o nome Tiramisu. A versão não oficial, por outro lado, conta que o Tiramisu foi inventado por um chef confeiteiro de Turim em homenagem a Camillo Benso, conde de Cavour, para apoiá-lo em sua difícil tarefa de unificar a Itália. O Vêneto também tem sua própria versão disso: parece que o tiramisu foi inventado no restaurante “el Toulà” em Treviso. (fonte: Giallo zafferano)

Ingredientes:

Biscoitos champanhe 300 g

Ovos frescos (cerca de 4 médios) 220 g

Mascarpone 500 g

Açúcar 100 g

Café mocha pronto (e adoçado a gosto) 300 g

Cacau em pó amargo para a superfície e camadas

Dica: adicione uma dose de seu licor favorito para aromatizar o café, costumo usar “Amaretto dell orso” licor de amêndoas ou “Frangelico” licor de avelã, o tiramisu fica com um aroma incrível!

Modo de preparo:

Para preparar o tiramisu, comece com os ovos (bem frescos): depois separe cuidadosamente as claras das gemas, lembrando que para bater bem as claras não devem apresentar nenhum vestígio de gema. Em seguida, bata as gemas com um batedor elétrico, despejando apenas metade do açúcar. Assim que a mistura se tornar clara e fofa, e com os chicotes ainda rodando, você pode adicionar o mascarpone, aos poucos. Uma vez que todo o queijo esteja incorporado, você terá obtido um creme espesso e compacto; mantenha isso de lado. Limpe muito bem os batedores e bata as claras em neve, despejando o açúcar restante aos poucos.

Você terá que montá-las firmemente.

Pegue uma colher de claras em neve na tigela com as gemas e o açúcar e mascarpone, mexendo energicamente com uma espátula até incorporar bem a mistura. Em seguida, vá adicionando o restante das claras em neve, aos poucos, mexendo delicadamente de baixo para cima.

Quando estiver pronto, distribua uma colher generosa de creme no fundo de uma assadeira de 30x20cm e distribua bem. Em seguida, mergulhe as bolachas champanhe por alguns instantes no café frio já adoçado ao seu gosto (adicionei apenas 1 colher de chá de açúcar), primeiro de um lado e depois do outro.

Distribuir aos poucos as bolachas champanhe embebidos de café, todos em uma direção, de modo a obter uma primeira camada em que você vai distribuir uma parte do creme de mascarpone em cima novamente (segunda camada).

Também neste caso, você terá que nivelá-lo com cuidado para ter uma superfície lisa. E continuar a distribuir as bolachas embebidas em café, em seguida, faça outra camada de creme.

Nivele a superfície e polvilhe com cacau em pó sem açúcar e deixe endurecer na geladeira por algumas horas.

Seu tiramisu está pronto!

Abaixo fotos de uma versão criada para a cafeteria Doce Jardim em um dos meus trabalhos:

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS