Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Federação dos Hospitais de Santa Catarina lança campanha contra golpes em ambiente hospitalar

Entidade reforça orientações sobre SUS e seguro DPVAT

Por Ligado no Sul19/12/2023 10h00
Foto/Arquivo

A Federação dos Hospitais de Saúde de Santa Catarina, representante de  180 unidades de saúde privadas e filantrópicas no estado, iniciou a campanha “Unidos contra Golpes em ambiente hospitalar”. A ação visa alertar a população sobre práticas fraudulentas que têm vitimado especialmente familiares de pacientes.

Entre os golpes mais comuns destacados pela entidade estão falsas cobranças e pedidos de depósitos antecipados. O presidente da Federação dos Hospitais, Giovani Nascimento, afirma que nenhum hospital que atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cobra por procedimentos ou medicamentos e explica como os golpistas agem.

“Criminosos ligam para a família do paciente, alegando que o SUS não disponibiliza determinado medicamento ou prótese, solicitando contribuições financeiras em nome do hospital. Isso é um golpe, não é verdade, pois nenhum hospital da nossa rede age dessa maneira. Todo o suporte necessário é fornecido, desde medicação até equipamentos, para tratar adequadamente os pacientes”, alerta.

A campanha foi lançada devido à crescente tendência de casos durante as festas de fim de ano. Os criminosos aproveitam da sensibilidade das famílias nesse período, golpistas telefonam pedindo ajuda para facilitar procedimentos de pacientes internados, levando as vítimas a colaborarem financeiramente, apenas para descobrirem posteriormente que caíram em um golpe.

Em caso de suspeita, a Federação orienta que pacientes e familiares busquem imediatamente as autoridades competentes, denunciando à polícia para ajudar na identificação desses criminosos.

Giovani reforça que nenhum hospital filantrópico solicita ajuda financeira aos pacientes, pois isso seria contrário à lei e comprometeria a filantropia, um valor essencial para essas instituições.

Outro alerta do presidente é sobre o Seguro DPVAT. Ele destaca que não há necessidade de intermediários para acessar o dinheiro do seguro após um acidente de trânsito. A própria família ou a pessoa envolvida no acidente deve acionar o DPVAT, evitando assim a intervenção de terceiros em busca de lucro indevido.

O presidente alerta que nenhum hospital da rede filantrópica solicita ajuda financeira aos pacientes, pois isso iria contra a lei e comprometeria o compromisso filantrópico das instituições de saúde. Em caso de dúvidas sobre atendimentos disponibilizados pelo SUS, o Ministério da Saúde orienta a população a contatar o número 136 para esclarecimentos.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS