Ex-prefeito de Capivari de Baixo, preso na Operação Mensageiro, é libertado com medidas cautelares
Vicente Corrêa Costa estava preso desde o dia 2 de fevereiro
O ex-prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa (PL), que estava preso na Operação Mensageiro, teve sua liberdade concedida pela Justiça nesta segunda-feira, 24. A decisão ocorreu uma semana após a renúncia de seu mandato.
O juiz Guilherme Mattei Borsoi estabeleceu medidas cautelares para Costa, que incluem a obrigação de comparecer em juízo para justificar suas atividades, proibição de acesso e frequência à Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo, secretarias e autarquias, bem como de manter contato com qualquer testemunha de acusação ou colaborador premiado da ação penal ou de procedimentos conexos da Operação Mensageiro. Além disso, o ex-prefeito não poderá se ausentar da Comarca por mais de sete dias sem autorização do juízo e nem mudar de endereço sem comunicação prévia ao juízo.
Vicente Corrêa Costa foi preso na segunda fase da Operação Mensageiro em 2 de fevereiro deste ano, sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes e corrupção em contratos de coleta e destinação de lixo. Sua renúncia ao mandato ocorreu durante a tramitação de um processo de impeachment no Legislativo, tornando-o inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. A vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin (PP) assumiu em definitivo o comando da prefeitura após a saída de Costa.