Entrevista: Prefeito em exercício de Orleans Mario Coan, fala sobre as obras e ações do governo
Até o dia 31 de maio, Coan estará à frente da administração municipal.
Desde segunda-feira, dia 13, Orleans tem um novo prefeito. Até o dia 31 de março, o vice-prefeito Mario Coan assume o comando da administração pública.
Jorge Kock, que retornou há pouco de uma viagem à Alemanha, onde recebeu o o Certificado de Destino Turístico Sustentável / Green Destinations categoria Bronze, certificação que faz parte do Padrão de Destinos Verdes, entrou em período de férias até o final deste mês.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, na manhã desta quinta-feira, 16, o prefeito em exercício Mario Coan falou sobre os desafios de assumir a administração municipal. ” O Jorge se afastar do governo por férias ou por qualquer outro motivo, ele sabe que a gente vai saber conduzir o município. nosso acordo de gestão é cuidar da infraestrutura, do social e da secretaria de administração, e ele cuida da saúde, da educação e da agricultura. Esse acordo de gestão não da problema, é claro que eu e o Jorge coordenamos todas as coisas, mas no dia-dia se tem uma coisa que o nosso pessoal tem é liberdade para trabalhar”.
Coan também informou que além de seguir com algumas obras que já estavam em andamento como o Colégio do Alto Paraná, Escola Genesio Mazon e o Centro Rui, outras obras também foram iniciadas como a pavimentação da Pedro Mazzuco, na Coloninha.
O prefeito em exercício falou também que a administração está no aguardo da liberação de recursos para que um pacote de obras e melhorias iniciem na cidade.
Um novo projeto para o Rio Pinheiro Alto e a ligação do Jardim das Orquídeas e o asfalto do Rio Belo, solicitados por vereadores será realizado.”Queremos recursos, não interessa a sigla partidária, nós temos que unir as forças políticas para conseguir os recursos com o governo do estado e o governo federal”, relatou o prefeito em exercício.
Sobre a educação, Coan deixou claro que Orleans é uma cidade que oferece educação de qualidade com material didático com a mesma qualidade da escola privada, merenda escolar com nutricionista e transporte escolar que atende toda a demanda.
O prefeito em exercício também falou sobre as ações na área da saúde, “Nossa rede fez mais de 50 mil consultas nos postinhos e o hospital mais de 30 mil consultas, numa população de 24 mil habitantes, que teve atendimento médico presencial 84 mil vezes”.
Desde 2008, o município não recebe investimentos do governo do estado ou do governo federal para a área social. “Fizemos algumas moradias no “aluguel social”, mas com recursos próprios. São 15 anos sem nenhum centavo, dependendo apenas do município”.
Orleans é uma das poucas cidades da região que através do REURB -social e REURB -especial, dá a população a oportunidade da regularização fundiária, com cerca de 200 escrituras já entregues.
Confira entrevista completa aqui: