Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Dengue em SC: 24 municípios em situação de epidemia e 26 mortes confirmadas

O estado ainda tem a confirmação de 27 casos de chikungunya

Por Ligado no Sul08/05/2023 09h36
Foto/Reprodução

A situação da dengue segue crítica em Santa Catarina. Mais de 36 mil focos do mosquito em 227 cidades  já foram registrados.

Os dados divulgados pela DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), registram os casos do dia 1º de janeiro ao dia 3 de maio. Neste período foram notificados, mais de 94 mil casos suspeitos desses, mais de 25 mil estão confirmados e quase 42 mil permanecem como suspeitos.

De acordo com o relatório divulgado, 24 municípios estão em situação de epidemia e 26 pessoas perderam a vida em decorrência da doença.

O estado ainda tem a confirmação de 27 casos de chikungunya, além de 146 municípios infestados pelo mosquito.

Sinais e sintomas

– Dengue: Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40° C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Também podem aparecer manchas pelo corpo. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

– Chikungunya: Pode se apresentar sob forma aguda (com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular, podendo ocorrer erupções cutâneas) e evoluir para as fases: subaguda (com persistência de dor articular) e crônica (com persistência de dor articular por meses ou anos). O nome da doença deriva de uma expressão usada na Tanzânia que significa “aquele que se curva”.

– Zika: febre baixa, manchas vermelhas pelo corpo com coceira (exantema), inchaço nas articulações.

Prevenção

A melhor maneira de evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é eliminar locais com água parada. É preciso vistoriar casas, quintais, terrenos, ambientes de trabalho, pelo menos uma vez por semana.

A fêmea do mosquito deposita seus ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água. O ciclo do mosquito acontece em aproximadamente sete dias. Por isso, é tão importante verificar semanalmente esses locais.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS