Curiosidades sobre o submersível Titan e as suas vítimas
Na quinta-feira (22), a expedicão do Titan teve um desfecho quase tão trágico quanto o do navio de 1912. Na data, a Guarda Costeira dos EUA informou ter encontrado destroços no oceano e mais tarde confirmou que eles eram do submersível Titan.
O estado dos materiais é compatível com uma perda de pressão do veículo, o que teria provocado uma implosão e levado à morte os cinco passageiros que estavam a bordo.
“Foi uma catastrófica implosão”, disse John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira. Foram achadas cinco peças principais do submersível —a primeira delas foi a parte traseira do veículo, localizada por um robô.
O interior do Titan
Para realizar o passeio, cada passageiro deve desembolçar US$ 250 mil (algo em torno de R$ 1,19 milhão) para ter o seu lugar garantido. O veículo tem capacidade para levar cinco pessoas, contando com o piloto.
Algo que chamou bastante atenção é a maneira como o veículo é controlado, através de um manete – que possui uma aparência muito semelhante ao de controles de video game.
- QUEM ERAM AS 5 PESSOAS A BORDO
STOCKTON RUSH, 61
CEO da OceanGate, Rush era piloto de jato antes de fundar a empresa de submarinos tripulados em 2009
PAUL-HENRI NARGEOLET, 77
O ex-comandante da Marinha francesa era um dos maiores especialistas no naufrágio do Titanic
HAMISH HARDING, 58
Fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, o bilionário britânico já havia viajado em um voo suborbital
SHAHZADA DAWOOD, 48
Pertencente a uma das famílias mais ricas do Paquistão, o empresário morava em Londres e tinha investimentos em setores como energia, agricultura e telecomunicações
SULEMAN DAWOOD, 19
Filho de Shahzada, o estudante Suleman dividia com seu pai o interesse por viagens e aventuras