Curiosidades sobre o Carnaval
Oficialmente, o carnaval inicia hoje.
No Brasil, é praticamente comemorado em todas as cidades do país. Além disso, a festa milenar acontece 40 dias antes da Páscoa e é marcada por muita folia, diversão, cores e música.
Quer conhecer algumas curiosidades sobre estes dias festivos? Confira:
1. Por que as pessoas usam fantasia?
O Carnaval brasileiro tem raízes europeias vindas da Roma antiga, onde havia a tradição de se festejar nas ruas em homenagem aos Deuses.
Marcados por excessos desde sua origem, os foliões escapavam das punições usando disfarces. Na Itália do século XV, por exemplo, pessoas da nobreza usando máscaras escondiam a identidade para conseguir cair na gandaia nos bailes da corte. O que começou com o uso de máscaras e perucas é hoje uma das principais atrações do Carnaval: as fantasias.
2. Na Espanha, os carnavais costumam terminar com o “enterro da sardinha”
O rei Carlos III organizou uma festa na quarta-feira de cinzas para lembrar a todos que se abstivessem de comer carne durante a quarentena. E para garantir a presença de todos, organizou um grande banquete de sardinhas. Infelizmente, as sardinhas estavam podres e exalavam um cheiro horrível.
Por isso, o rei ordenou que todas fossem enterradas e todos acompanhavam o enterro com risos e zombarias. Diz-se também que foi no século XIX, quando alguns estudantes de Madrid decidiram organizar um funeral de sardinha para simbolizar a chegada da Quaresma.
3. Por que as escolas de samba têm a “ala das baianas”?
Os desfiles das escolas de samba sempre trazem uma ala que homenageia as mulheres baianas, com seus vestidos brancos de saia longa e rodada. O costume relembra as senhoras que abrigavam os sambistas quando esses ainda eram marginalizados pela sociedade.
4. Qual foi a primeira marchinha de Carnaval?
A primeira música reconhecida como marcha de carnaval foi “Abre Alas”, composta pela pianista e regente Chiquinha Gonzaga, em 1889, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.
5. Como surgiram os blocos de rua?
Os blocos de rua brasileiros surgiram na segunda metade do século XIX e contavam com a participação de membros das elites urbanas. Neles desfilavam pessoas fantasiadas, carros decorados e bandas musicais. O primeiro bloco de carnaval do Brasil foi o “Congresso das Sumidades Carnavalescas”, fundado no Rio de Janeiro, em 1855. O mais curioso é que um dos seus fundadores foi o escritor José de Alencar.