Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Crise no setor de leite e desafios com javalis: Entrevista com Enori Barbieri da FAESC

Vice-presidente da Federação da Agricultura de Santa Catarina fala sobre a crise no mercado de leite e a preocupação com a proliferação de javalis no estado

Por Ligado no Sul14/09/2023 11h00
Foto/Reprodução

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, o Jornal da Guarujá entrevistou Enori Barbieri, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), para discutir a preocupante crise no mercado brasileiro de leite e a proliferação de javalis em Santa Catarina.

Crise no mercado de leite

O mercado brasileiro de leite enfrenta uma situação preocupante este ano, marcada pela excessiva importação de leite, por um lado, e pela contínua queda na remuneração dos produtores rurais, por outro. O resultado mais dramático dessa situação é a constatação de que milhares de produtores de leite em Santa Catarina estão abandonando a atividade devido à falta de condições mínimas de subsistência. Essa crise coloca em risco a agricultura familiar nesse segmento da agropecuária catarinense.

Enori Barbieri explicou que a crise atual é resultado do aumento das importações de leite em pó dos países do Mercosul, que agora têm acesso irrestrito ao mercado brasileiro. Antes, as importações eram controladas por cotas de importação do Ministério da Agricultura, de acordo com a necessidade do mercado nacional. Com a abertura total do mercado, os produtos estrangeiros estão tomando o lugar dos produtores brasileiros, levando muitos deles a abandonar a atividade.

Ele destacou que, antes da pandemia, Santa Catarina tinha 34 mil produtores de leite cadastrados, mas 9 mil deles já abandonaram a atividade devido à crise, reduzindo o número para cerca de 20 mil produtores atualmente. Enori enfatizou a importância de encontrar soluções imediatas para a crise e pediu ao governo federal que suspenda imediatamente as importações excessivas de leite.

Proliferação de javalis em Santa Catarina

O vice-presidente também comentou sobre a suspensão dos abates de javalis em Santa Catarina e a preocupação dos produtores rurais com a proliferação desses animais. Os javalis são listados entre as 100 piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza.

Ele enfatizou que os javalis representam um problema sério em Santa Catarina, pois não têm predadores naturais e podem causar danos significativos à agricultura. Além disso, eles podem carregar doenças que prejudicam as exportações de carne para mercados internacionais.

Enori expressou sua preocupação com a suspensão repentina da caça de javalis pelo governo federal, destacando que havia um sistema de controle em vigor nos últimos anos, que agora foi interrompido. Ele enfatizou a importância de abordar esse problema de maneira adequada e não permitir que a situação piore.

Programa de titularização de propriedades rurais

O vice-presidente da FAESC também abordou o programa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que permite a titularização de propriedades rurais com menos de dois módulos fiscais. Ele explicou que o programa está sendo implementado em diferentes regiões do estado para ajudar agricultores com propriedades menores a obterem a titularidade de suas terras, o que pode variar de zero a 50 hectares.

Esse programa visa resolver problemas sociais relacionados à falta de regularização fundiária e permitir que os agricultores possuam formalmente suas terras.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS