Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Com a chegada do inverno, estado recomenda intensificação das medidas de prevenção contra doenças respiratórias

"As pessoas mais vulneráveis precisam estar mais atentas porque há um risco maior de agravamento neste grupo", destaca o superintendente de vigilância em saúde Fábio Gaudenzi

Por Ligado no Sul21/06/2023 09h00
Foto/Secom

A estação mais fria do ano começa oficialmente às 11h58 desta quarta-feira, 21. E com baixas temperaturas é comum que ocorra aumento no registro de doenças respiratórias. No inverno, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem ventilação, para ficarem aquecidas, o que favorece a circulação de vírus e bactérias.

“É muito importante lembrarmos da necessidade de intensificar as medidas de prevenção nesse período para que a gente reduza o número de casos. As pessoas mais vulneráveis precisam estar mais atentas porque há um risco maior de agravamento neste grupo. As medidas de prevenção são aquelas que a gente sempre relembra nesse período e que são simples, mas muito importantes”, destaca o superintendente de vigilância em saúde Fábio Gaudenzi.

Para reduzir a transmissão de doenças como a gripe, a Covid-19 e até mesmo outras mais graves como a pneumonia e a meningite, é importante adotar algumas medidas de prevenção como a higienização frequente das mãos; a utilização de lenço descartável ou do antebraço ao tossir ou espirrar; o uso de máscara em caso de sintomas respiratórios; a necessidade de manter ambientes sempre ventilados; o não compartilhamento de objetos pessoais; a importância de evitar contato próximo com outras pessoas em caso de sintomas; evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, bem como adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Além dessas medidas, outra importante aliada na prevenção das doenças respiratórias é a vacinação. Na rede pública de saúde estão disponíveis gratuitamente vacinas contra a gripe e a Covid-19. Ambas podem ser aplicadas em toda a população a partir dos seis meses de idade, segundo esquema vacinal recomendado para cada faixa etária. Nas unidades de saúde também são oferecidas outras vacinas para mais de 20 doenças.

A Campanha de Vacinação contra a gripe termina no dia 30 de junho, mas as doses da vacina vão continuar disponíveis nos postos municipais de saúde até o fim dos estoques de cada cidade. A Campanha teve início no dia 10 de abril apenas para a população dos grupos prioritários, mas desde o dia 12 de maio, tendo em vista o aumento do número de hospitalizações por gripe no estado, ela está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS