Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

CNH Emprego na Pista: Presidente do Detran fala sobre oportunidades de trabalho

Kennedy Nunes explica como o programa vai oferecer CNHs gratuitas e gerar empregos no setor de transporte.

Por Ligado no Sul08/07/2024 11h47
Foto/Ilustrativa

O Programa CNH Emprego na Pista, recentemente criado pelo governador Jorginho Mello, oferece 30 mil carteiras de habilitação gratuitas e oportunidades de emprego no setor de transporte terrestre. A iniciativa é realizada em parceria entre o DETRAN/SC e o SEST SENAT.

Entenda como vai funcionar o Programa

1. Concessão de CNHs e Mudança de Categoria:
– Novas CNHs: O programa disponibiliza CNHs gratuitas para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta), além de vagas para EAR (Exerce Atividade Remunerada). A primeira fase do programa é destinada a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CAD Único).
– Mudança de Categoria: A segunda fase é voltada para motoristas já habilitados que desejam ampliar suas permissões de dirigir, como de categoria B para C, D ou E.

2. Curso e Emprego:
– Curso Gratuito: O SEST SENAT oferecerá o curso “Escola de Motoristas” para preparar os participantes para os exames de habilitação.
– Emprego: Após obter a CNH, os participantes serão encaminhados para entrevistas de emprego  em transportadoras parceiras.

“O governador Jorginho Mello separou 56 milhões de reais pra dar trinta mil carteiras, não é apenas uma carteira de motorista, isso está vinculado diretamente ao emprego,  Por exemplo, dessas 30 mil carteiras, a metade vai ser para a primeira habilitação e a inclusão do EAR, que é o exercício de atividade remunerada. É o motofrentista que entrega pizza e que precisa colocar isso na carteira, são vários outros profissionais, que muitas vezes não possuem o dinheiro para fazer essa inclusão”, destacou Kennedy Nunes, presidente do Detran/SC.

Nunes lembrou da atual demanda do mercado de trabalho no setor de transporte, onde há cerca de 15 mil vagas em aberto para profissionais com habilitações nas categorias C, D e E. “O motorista que já possui habilitação A, B e que precisa acrescentar a C, D e E pra dirigir caminhão, ônibus, e com isso trabalhar, vai poder se habilitar e automaticamente ser encaminhado pra uma entrevista de trabalho. Esse programa é único no Brasil, outros estados já têm CNH social, mas só dá o direito de dirigir. Nós aqui não, nós queremos que a pessoa faça dessa sua carteira de motorista a possibilidade de um emprego e renda.”

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS