Cidasc encerra foco de Influenza Aviária no Sul de SC
Estudo foi apresentado nessa quinta-feira
![](https://www.ligadonosul.com.br/wp-content/uploads/2023/07/wsetg.jpg)
Profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizaram uma apresentação na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) nessa quinta-feira, 27, para divulgar o balanço das ações de combate à Influenza Aviária na região. As ações foram concluídas antes mesmo do prazo protocolar estabelecido, graças ao trabalho ágil e às iniciativas de educação sanitária realizadas.
De acordo com os dados da Cidasc, foram fiscalizadas e inspecionadas 1.517 propriedades num raio de 10 quilômetros do foco da doença. A operação contou com a atuação de médicos veterinários da Cidasc e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), bem como técnicos agropecuários e auxiliares operacionais da companhia.
Os profissionais estiveram concentrados na inspeção de propriedades rurais e urbanas, com ou sem aves, nas proximidades do foco confirmado em Maracajá. Além das inspeções nos animais, também realizaram investigação epidemiológica nas propriedades e forneceram orientações aos produtores rurais sobre os sinais clínicos compatíveis com a Influenza Aviária. Além disso, distribuíram materiais educativos, como folders e cartazes, tanto nas áreas urbanas quanto rurais.
A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, destacou a importância do trabalho realizado e enfatizou os canais adequados para a notificação de casos suspeitos de gripe aviária, como o sistema e-Sisbravet nos links fornecidos, diretamente nos escritórios da Cidasc ou por meio do telefone 0800 643 9300.