Chuva no oeste causa morte, estragos e famílias ficam desalojadas
Carro é arrastado pela força das águas , motorista de 31 anos não resistiu
A cidade de Xanxerê, na região oeste do estado, foi castigada pelas chuvas neste domingo, dia 10. A morte de um homem foi confirmada e pelo menos 22 pessoas ficaram desalojadas. Segundo informações da Defesa Civil Municipal, em menos de uma hora, mais de 130 milímetros de chuva atingiram a localidade durante a manhã.
A vítima fatal foi identificada como Luiz Henrique Vettori, de 31 anos, recepcionista que teve seu carro arrastado pela correnteza. O veículo ficou preso sob uma ponte, e apesar dos esforços do Corpo de Bombeiros, Vettori não conseguiu escapar. O Hospital Regional São Paulo, onde o mesmo trabalhava, divulgou uma nota lamentando profundamente o trágico ocorrido.
Os bairros Vila União, Dos Esportes, Bortolon, Centro, Vista Alegre, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Cruz, São Jorge, Castelo Branco, Primo Tacca e Alvorada, foram os mais afetados, com prédios comerciais e residências inundadas.
Diante da situação, um centro comunitário foi designado para abrigar as famílias desalojadas. O prefeito Oscar Martarello fez um apelo à população, solicitando que evitem sair de casa até que a normalidade seja restabelecida.
A chuva intensa provocou a interdição da rodovia SC-155, na saída para Xavantina, devido ao deslizamento de uma barreira que bloqueou o tráfego de veículos. Além disso, diversas ruas foram interditadas devido a alagamentos, acúmulo de lama e aos danos causados pela chuva. A previsão é de que a limpeza dessas áreas demore aproximadamente dois dias para ser concluída.
A Prefeitura de Xanxerê informou que as bacias de contenção em construção na cidade, apesar de estarem apenas 30% concluídas, são eficazes em condições normais de chuva. Contudo, neste domingo, uma das bacias não suportou o volume extraordinário de água, extravasando e agravando ainda mais a situação crítica na região.