Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

CHÁ COM AS VOVÓS. Por Ana Maria Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso14/07/2023 14h10

Na minha longa trajetória como profissional da educação sempre reafirmei que professor e criança são as duas forças que movem o mundo.  Na criança a esperança de um futuro melhor; no professor a responsabilidade de formá-la para a inserção e atuação no mundo incerto que a espera. A sociedade contemporânea nega-se a reconhecer o que afirmamos, mas é preciso que pais e educadores imponham-se, mantendo-se fiéis a esses princípios, porque é na família e na escola que a sociedade principia.

Ao entregar um filho à escola, os pais estão confiando seu maior patrimônio nas mãos do professor para que seja corresponsável pelo seu crescimento tanto intelectual quanto pessoal. Em casa os filhos têm como modelo os pais; na escola buscam nos professores referência para a construção de sua autonomia e liberdade. Assim, a escola representa a transição da criança para o mundo, cabendo ao professor o compromisso de promover, orientar, mediar, motivar fazendo a gestão da aprendizagem de forma prazerosa e transformadora para que o aluno se sinta parte integrante do processo, e não um mero espectador. Educação é vida, e quanto mais contextualizamos fatos, vivências, experiências, mais viva ela se torna. Vale aqui lembrar que a família vai muito além de pai e mãe, assim como a escola vai muito além do professor.

Dito isso, compartilho uma linda experiência que vivenciei essa semana como “avó”, numa escola de Urussanga, onde minha neta estuda. Sou da opinião que as boas coisas devem ser compartilhadas para que sirvam de exemplos para outros. Até por que quando sugiro em minhas colunas que a família deve ser chamada na escola para participar do processo de aprendizagem, muitos professores dizem que é difícil atraí-la. Reconheço a carga de tarefas do professor, mas com criatividade, união, habilidade e muito empenho, o impossível não existe. Basta querer…

Há mais ou menos trinta dias minha neta me ligou pedindo que reservasse a data de 12 de julho para um “Chá com as Avós” na escola, para compartilhar suas histórias de vida e saborear um gostoso chá com os quitutes que cada vovó levaria. Imagine a expectativa tanto da criança quanto da avó…

Sabemos que avós são muito significativos na vida da criança, pois pela lógica, os netos são filhos duas vezes. E, com experiência de vida acumulada e mais tempo disponível, são companhias agradáveis aos netos, até pela permissividade em atender aos desejos deles, às vezes proibidos pelos pais, não por serem nocivos, mas pela falta de tempo que a correria do dia a dia impõe às famílias do mundo moderno.

Hora e dia marcado as vovós lá estavam orgulhosas e felizes diante dos olhos brilhantes dos netos, ansiosos pelas respostas de cada questionamento por eles feito sobre a vida da “vovó criança”. Uma infância bastante diferente da atual, mas em certos pontos até mais interessante pela naturalidade, pois a criatividade era espontânea, desenvolvida sem recursos tecnológicos. O evento culminou com um gostoso chá em uma sala especial com direito a fotos e lembranças confeccionadas pelas crianças, além da interação entre alunos, vovós e professores. Meus cumprimentos à equipe do Colégio Monsenhor, em especial à professora do 3º ano, Adriana   Romagna, pela iniciativa. Foi prazeroso demais poder contribuir. Sem dúvida ficará na memória de todos. E, que sirva de inspiração para novos eventos envolvendo outros familiares.

Os avós unem e fortalecem a família, ajudam no desenvolvimento infantil. Eles são memória viva da família, pois conhecem as histórias dos antepassados; sabem tudo sobre pais e tios, pertencem a uma outra geração, têm costumes diferentes… Sem eles nossa história fica incompleta. Precisam ser valorizados!

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Sirley Uggioni Colombof 14 de julho de 2023

      Como já falei no dia do encontro, gratidão a todos os envolvidos, principalmente a quem teve a iniciativa! Parabéns!!!

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS