Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Cartilha antirracista. Por Ana Maria Dalsasso

Por Ana Maria Dalsasso15/12/2022 14h38

Enquanto o país passa por uma grave crise política protagonizada por uma eleição cheia de controvérsias, conduzida de forma bastante atípica para atender interesses pessoais, o Tribunal Superior Eleitoral, responsável pela instalação do problema, ao invés de preocupar-se com a resolução do mesmo, está preocupado em criar uma cartilha banindo palavras do vocabulário brasileiro com a alegação de que são termos ofensivos a pessoas negras e sugere que sejam substituídos por termos não discriminatórios.

Às vezes, eu chego à conclusão de que quanto mais atitudes são tomadas com intuito de diminuir a discriminação, mais realce é dado a ela. Por exemplo, sobre a cota nas universidades, eu, particularmente, vejo-a   como um ato discriminatório. Não é a cor da pele que afasta um negro da universidade, mas sim o seu desempenho. Ele tem competência de disputar de igual para igual com qualquer outro cidadão.

Mas, vamos a algumas considerações sobre a tal cartilha intitulada “Expressões Racistas: por que evitá-las”, lançada no último dia 30, por iniciativa da Comissão de Promoção de Igualdade Racial, coordenada pelo corregedor-geral eleitoral Benedito Gonçalves, e pode ser acessada gratuitamente no site do TSE. Lá estão disponíveis todas as explicações, origens dos termos e sugestões de substituição. Para mim, verdadeiros absurdos…. Sugiro que acessem, tirem suas conclusões e, se quiserem, compartilhem suas opiniões comigo. Quem sabe nossas ideais se completam…

Elencarei aqui quarenta expressões que, segundo o TSE, devem ser abolidas do nosso vocabulário. No meu ponto de vista é muita hipocrisia, mas como estamos vivendo uma censura desmedida temos que calar.

São elas : a coisa tá preta –  barriga suja – boçal – cabelo ruim – chuta que é macumba – cor de pele – criado-mudo – crioulo –  da cor do pecado – denegrir – dia de branco – disputar a negra – esclarecer – escravo –  estampa étnica  – feito nas coxas – galinha de macumba –  humor negro –  inhaca – inveja branca lista negra -macumbeiro –  magia negra –  meia-tigela / de meia-tigela – mercado negro – mulata – mulata tipo exportação –  não sou tuas negas –  nasceu com um pé na cozinha –  nega maluca –  negra com traços fino – negra de beleza exótica – negro de alma branca – ovelha negra – preto de alma branca –  quando não está preso está armado –  samba do crioulo doido – serviço de preto – teta de nega – volta pro mar, oferenda.

Se buscarmos a origem etimológica de cada palavra veremos que na sua maioria nada tem a ver com questões raciais, mas tem gente que gosta de procurar cabelo em ovo. Temos tantas coisas a serem revistas para o bem de todas as raças, no entanto desvia-se a atenção para futilidades. Mas, como diz o velho proverbio: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS