Carteira de identidade nacional começa a ser emitida nesta quarta em Santa Catarina
O modelo nacional deve ser adotado por todos os estados brasileiros até o fim do ano.
A partir desta quarta-feira, 8, a Polícia Científica (PCI) começa a emitir a carteira de identidade nacional – CIN em todos os postos de atendimento no Estado. O novo documento, criado em 2022 por decreto pelo Governo Federal, também utiliza o CPF como número único, semelhante ao documento catarinense já emitido desde 2021. O modelo nacional deve ser adotado por todos os estados brasileiros até o fim do ano.
De acordo com a perita-geral da PCI, Andressa Boer Fronza, a criação de um sistema único de identificação civil no Brasil representa um grande avanço em termos de organização do cadastro e proteção dos dados civis. Segundo ela, quando todos os estados aderirem ao projeto teremos um sistema muito mais seguro contra fraudes e golpes.
“Em novembro de 2021, Santa Catarina integrou seu cadastro biométrico com o cadastro biográfico da Receita Federal quando criou o número único, primeiro documento da história do país a unificar o CPF e o RG. Além das vantagens em termos de segurança e organização, o novo documento vem desburocratizar a vida das pessoas em todo o país, com a novidade de disponibilizar a versão digital no aplicativo “gov.br”, destaca.
A diretora de Identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, perita Cassia Regina Roman da Rosa, anuncia que o agendamento para emissão da CIN já está disponível no site www.policiacientifica.sc.gov.br. Porém, alerta que o cidadão não precisa ter pressa para renovar seu documento, a não ser que realmente seja necessário.
“Além da grande semelhança com o modelo catarinense, incluindo as funcionalidades, os modelos de carteira de identidade anteriores são válidos até 1º de março de 2032, conforme artigo 25 do Decreto n. 10.977/2022. Por isso, pedimos a compreensão de todos para evitarmos uma possível sobrecarga na capacidade de atendimento diária dos postos de identificação nesse início das operações”, afirma.
O que muda com a nova CIN?
Em Santa Catarina, o cidadão notará basicamente a mudança na aparência da carteira de identidade, visto que muitas das demais funcionalidades já constam no atual modelo emitido no Estado. Isso inclui a inserção da numeração de outros documentos, informações de saúde, nome social e a unificação das numerações do CPF e do RG, padrão adotado de forma pioneira pelo estado em novembro de 2021.
Em termos de novidades, será disponibilizada a versão digital do documento ao validar o QR Code da CIN no aplicativo “gov.br”. A nova Carteira de Identidade Nacional elimina definitivamente o antigo número do Registro Geral (RG).