Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Campanha de Vacinação: Entenda os sintomas da Influenza e como prevenir

Todos os municípios catarinenses iniciam a vacinação contra a gripe nesta segunda-feira,10, e que segue até 31 de maio de 2023

Por Ligado no Sul10/04/2023 08h46
Foto/Reprodução

A partir de hoje, segunda-feira, até o dia 31 de maio, os municípios catarinenses iniciam a vacinação contra a gripe.

Muitas pessoas enxergam a gripe como um simples resfriado – que causa sintomas muito semelhantes, de fato, mas tende a ser mais leve. Contudo, a doença pode evoluir de forma perigosa em pessoas mais vulneráveis, como os idosos e os bebês.

De acordo com a  médica pediátrica, Dra. Daniele Morando Blanco, é importante se prevenir contra a doença: “A influenza conhecida como gripe é uma infecção viral extremamente comum que atinge a nossa população nos meses de inverno. Estamos no momento em que toda a população deve se prevenir”, explica.

Este ano, a Campanha será realizada em uma só etapa para todos os grupos prioritários, não haverá divisão por fases, e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos. Em 2022, a cobertura vacinal ficou em 63,4%.

A vacina é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.

“A vacina é feita com um vírus morto, ou seja, é uma vacina que não transmite a doença pra pessoa, pode tomar a vacina tranquilamente”, explica Dra. Daniele.

A médica pediatra explica ainda como detectar os sintomas da gripe “Os sintomas mais comuns são dor de garganta, dor de cabeça, tosse, febre, calafrios, desidratação e às vezes diarreia que é mais comum nas crianças. Se você perceber estes sintomas fique atento, você pode estar com uma infecção por influenza. Nos grupos de risco essa infecção pode causar problemas mais graves como pneumonia, otite, desidratação e sinusite”, destaca.

Ainda segundo a pediatra, medidas simples são importantes para evitar o contágio da doença. “Você deve ficar atento as medidas que previnem você pegar a infecção. Por exemplo, lavar as mãos com frequência, quando você tossir ou espirrar usar a etiqueta de higiene, como cobrir a boca e o nariz com seu antebraço e usar álcool em gel. Se você vai num ambiente muito lotado com muitas pessoas, use máscara, isso vai fazer com que você tenha o menor risco de ficar doente. A vacina é uma medida de prevenção muito importante, é a maior medida que nós temos pra evitar de ter uma infecção mais grave”, finaliza.

 

 

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS