Campanha Abril Marrom promove conscientização para combate à cegueira
No Brasil, 6,5 milhões de pessoas têm perda total da visão ou grande dificuldade para enxergar
O quarto mês do ano é dedicado a campanha abril marrom, um movimento de prevenção e combate à cegueira. Cerca de meio milhão de brasileiros sofreram perda total da visão e seis milhões tem grande dificuldade para enxergar conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Segundo a Organização Mundial da Saúde 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas.
De acordo com o médico oftalmologista e presidente da sociedade catarinense de oftalmologia Dr Airton Ramos é importante que pessoas, principalmente acima dos 40 anos consultem regulamente um oftalmologista.
“A consulta com um médico oftalmologista principalmente quando as pessoas tem mais de quarenta anos é fundamental no sentido de reduzir o risco de deficiência visual ou reduzir o risco de cegueira. Em qualquer idade, mas principalmente depois dos quarenta anos, quando as doenças são mais prevalentes e os cuidados com os olhos passam também com os cuidados com a saúde, uma vida mais regrada, uma vida saudável, exercício físico. Uma saúde do corpo significa também uma saúde melhor em todo o sistema visual, como também a tentativa de se evitar doenças que possam levar a cegueira”, ressalta.
As principais causas de cegueiras em adultos são catarata, glaucoma, diabetes e degeneração relacionada a idade.
“Hoje em dia ainda infelizmente a maior causa de cegueira é a catarata. Porém essa é uma cegueira reversível que com um procedimento cirúrgico, implante de uma lente intraocular, os médicos conseguem reverter a cegueira do paciente. Porém, algumas doenças como a retinopatia diabética, a degeneração macular, o descolamento de retina, o glaucoma, são doenças que se não bem avaliadas e bem tratadas, elas podem sim causar cegueira do médio ou longo prazo”, destaca o oftalmologista.
A campanha anual de prevenção e combate a cegueira leva o nome de abril marrom pois esta cor representa o tom da íris dos olhos da maior parte da população brasileira.