Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Câmara de Vereadores de Orleans realiza última sessão ordinária de 2022

A última sessão foi marcada por críticas à atual gestão municipal e por discussão calorosa entre os vereadores

Por Ligado no Sul20/12/2022 20h14

Na noite de ontem, dia 19, a Câmara de Vereadores de Orleans, realizou a última sessão ordinária de 2023. Esta foi a última sessão realizada sob a presidência do vereador Pedro João Orben.

Durante a sessão, vereadores levantaram assuntos relacionadas à comunidade, alguns teceram críticas à Administração Municipal e questionaram o andamento das obras, como as pontes na comunidade de Brusque do Sul.

Alguns moradores da comunidade participaram da sessão para reivindicar a demora da reconstrução de quatro pontes que foram derrubadas.

De acordo com o morador Oilton Zanini Carrer, o popular Baiano, a população de Brusque, Três Barras e comunidades ao redor precisam trafegar com madeira, leite  e não conseguem transitar. Ainda de acordo com Baiano, a prefeitura começou a fazer o trabalho, mas a demora na conclusão afeta diretamente muitos moradores e empresas que têm em seu quadro de funcionários moradores da região.

Outro assunto levantado durante a reunião é  a quantidade de cães soltos na cidade. O vereador Valter Orben lembrou que durante este ano um projeto no valor de R$250 mil reais para a construção do canil municipal e a realização de cirurgias de castração foi aprovado pelo legislativo. Porém o dinheiro vem sendo utilizado, mas até o momento estes problemas não foram resolvidos. Além disso, o vereador informou que a população vem sendo atacada por estes cães soltos.

Outro assunto levantado por Valter Orbem e bastante discutido foi a  aquisição de área de terras para instalação de área industrial no distrito de Pindotiba. O vereador informou que o  local é afastado e sem pavimentação asfáltica, e a ponte de acesso já tem mais de 50 anos.

O assunto também foi pontuado pelo vereador Osvaldo Cruzetta, que comentou que diante dos fatos “passará os oito anos e nenhuma indústria terá sido instalada no município”.

Além deles outros vereadores também teceram comentários e levantaram assuntos relacionados a comunidade, como também a presença da Hemosc no município.

Durante o uso da tribuna, o vereador Valter Orbem chamou a administração municipal de “incompetente”, o que gerou um incômodo e discussão acalorada entre os vereadores.

Os vereadores Marlise Zomer (PSDB), Valter Orbem (PSD), Euclides Pilon (PSDB), Maiara Dal Ponte Martins (MDB), Valentim Sobrinho (MDB), Osvaldo Cruzetta (PP), Dovagner Baschirotto (MDB), Paulo Canever (PSD) e Pedro João Orben (MDB), também fizeram o uso da tribuna.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 6 de fevereiro de 2023, e será presidida pelo novo presidente da mesa diretora Euclides Pílon,  eleito no último dia 15.

Ordem do Dia

Projeto de Lei Complementar nº 10/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 1.923, de 13 de dezembro de 2005. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Complementar nº 12, de 5 de dezembro de 2022, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei nº 1436, de 18 de dezembro de 1998, que trata do parcelamento do solo para fins urbanos no município de Orleans e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Complementar nº 13, de 5 de dezembro de 2022, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta novas áreas no anexo V da Lei nº 2.147, de 18 de dezembro de 2007, que institui o Plano Diretor”. Aprovado por unanimidade.

 

Confira a sessão na íntegra aqui:

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS