Ave típica da Península Antártica é encontrada em Laguna após passagem de ciclone, informa PMP
O animal estava desidratado e anêmico
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) informou que registrou o primeiro aparecimento de um pardelão-prateado (Fulmarus glacialoides) neste sábado, 1º de julho. Essa espécie de ave é típica da Península Antártica e utiliza o litoral sul brasileiro como rota de migração.
Acredita-se que o pardelão tenha chegado à Praia do Sol, em Laguna, após o ciclone ocorrido na semana anterior. No momento em que foi encontrado, o animal estava desidratado e anêmico. Ele recebeu cuidados, como suplementação vitamínica e alimentação com pedaços de peixe.
O PMP-BS é um projeto desenvolvido para atender as condicionantes do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras na produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos. O objetivo principal do projeto é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos.
O monitoramento das praias e o atendimento veterinário aos animais vivos, assim como a realização de necropsias nos animais encontrados mortos, são algumas das ações realizadas pelo projeto. Caso alguém encontre algum animal marinho vivo ou morto, é necessário entrar em contato com o projeto pelo telefone 0800-642-3341.