Após fortes chuvas em Araranguá, 86 pessoas permanecem em abrigo e 120 estão em casas de familiares

A Administração Municipal de Araranguá informou nesta terça-feira, dia 14, a atualização da situação referente às cheias que afetam a região. Até o momento, 29 famílias, totalizando 86 pessoas, foram acolhidas no alojamento emergencial montado no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli, localizado no Centro. Além disso, aproximadamente 120 pessoas buscaram refúgio na casa de familiares.
O canal aberto próximo à barra, inaugurado no ano passado, tem sido importante para conter a elevação do rio Araranguá. Na segunda-feira, dia 13, a régua do rio marcava 2m60, e hoje, às 9h, o nível do rio baixou para 2m.
A situação está sendo monitorada continuamente, e as famílias desalojadas estão recebendo alimentação e assistência das Secretarias de Saúde e Assistência Social. A Defesa Civil emitiu um alerta, recomendando que a população evite áreas alagadas e se abstenha de realizar viagens para outros municípios.
Nessa segunda-feira, 13, várias ruas da cidade ficaram alagadas. Entre as vias mais impactadas, destacam-se: Rua Rui Barbosa; Rua José Carlos Silvano; Rua Manoel Bandeira; Rua Antônio Manoel João; Rua Pedro Leopoldino Pereira; Rua Cel. Apolinário Pereira (Baixadinha); Rua Passo Fundo, no Morro dos Conventos; Av. XV de Novembro, em ambos os sentidos (entre a rua Dr. Virgulino de Queiroz e o Fort Atacadista). Além disso, diversos pontos da cidade apresentaram lâmina d’água, buracos e assoreamento.