Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Adapte a sua linguagem. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin24/05/2023 14h17

Em se tratando de linguagem, uma das maiores dificuldades desta geração é a adequação. Existem diversos canais de comunicação, e a maioria das pessoas não consegue fazer essa distinção, ou seja, falam da mesma maneira pessoalmente, pelo WhatsApp, pelo Instagram etc.

Já dizia George Orwell: “Quem domina a linguagem domina o pensamento”. Em outras palavras, torna-se mais fácil convencer alguém quando dominamos a linguagem, quando sabemos nos comunicar, pois, dessa forma, dominaremos o pensamento dela.

Pensando nessa dificuldade, elenquei 5 passos para você transmitir uma mensagem clara e eficaz:

1- Saiba com quem está falando: conheça o perfil do seu cliente (idade, nível de escolaridade, interesses e preferências).

2- Seja claro e objetivo: tanto pessoalmente quanto pelo WhatsApp, é importante transmitir informações de forma clara e objetiva. Vá direto ao ponto.

3- Adeque a linguagem: se estiver se comunicando com pessoas mais jovens, tudo bem usar uma linguagem mais informal e descontraída. Porém, quando a situação exige certa formalidade, opte pelo mais formal. Nada de gírias e abreviações, pois isso não transmitirá credibilidade e autoridade.

4- Seja empático e atencioso: em todas as situações, demonstre empatia e atenção às necessidades e preocupações do cliente. Mostre interesse genuíno em ajudar. Seja interessado e não interesseiro.

5- Atente-se à ortografia e à gramática: esses erros podem transmitem desleixo e mancham a sua imagem profissional. Revise suas mensagens antes de enviá-las para garantir que estejam bem-escritas e claras.

Lembre-se sempre de que “quem domina a linguagem domina o pensamento”. E, se precisar de ajuda para transformar a sua comunicação, eu posso ajudá-lo(a).

Até a próxima!
@vanessaperinn

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS