“A primeira impressão é a que fica”. Por Vanessa Perin.
O artigo de hoje seguirá um “molde” um pouco diferente do convencional.
Compartilharei a seguir 3 ensinamentos que obtive assistindo à série “Suits”.
Primeiramente, por que ela foi a escolhida?
Ela foi a escolhida por abordar pontos muito importantes para a carreira profissional, como a importância de uma personalidade forte, da aparência, da inteligência e, claro, de uma COMUNICAÇÃO assertiva.
Já em um dos primeiros episódios, Harvey – protagonista e, diga-se de passagem, um exímio advogado, chama a atenção de seu estagiário com a seguinte fala “A primeira impressão é a que fica; se começar o jogo perdendo, nunca vai ganhar”.
Fato. Conforme já expus aqui em outros momentos, “do falar ao vestir… tudo comunica”.
A forma como você se veste, como se porta, como gesticula, seu tom de voz, como fala (e como escreve)… tudo isso traz uma mensagem sobre você.
Por isso, reflita: que mensagem você tem comunicado?
Outro fato que muito me chamou a atenção foi a convicção de Harvey.
Em diversas situações, ele é colocado em xeque e, pasme, mesmo com dúvidas, ele se mostra convicto do que diz.
Portanto, atente-se à forma como você se veste e como se porta: “a primeira impressão é a que fica”. E essa pode ser a sua primeira e última chance.
As mensagens mais eficazes e persuasivas são acompanhadas de uma boa dose de convicção e entusiasmo.
O conhecimento é um dos elementos essenciais para que um comunicador se sinta seguro. Pesquise e estude muito para transmitir firmeza ao público para o qual você falará.
Além disso, o orador deve acreditar genuinamente e estar convencido intimamente do tema/assunto que irá expor.
Se ele duvidar do que estiver dizendo, não demonstrará convicção.
Controle emocional é fundamental. Se estiver triste, desanimado ou com raiva, sua mensagem será enviada de maneira distorcida.
Se você quer aprender a se comunicar melhor, atingir suas metas pessoais e profissionais, eu posso te ajudar. Entre em contato comigo pelo
Instagram @vanessaperinn e saiba mais.