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A leitura no Brasil. Por Ana Dasasso

Por Ana Maria Dalsasso24/02/2023 15h10

A leitura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, pois proporciona a habilidade para entender o mundo, argumentar pontos de vista, persuadir, comunicar, compreender outras realidades, e buscar realização pessoal e profissional. Mas, dada tamanha importância, qual será o índice de leitura do brasileiro?

Falar de leitura é algo prazeroso, no entanto as pesquisas nos mostram que há uma grande defasagem no nível de leitura do brasileiro. De posse do último estudo feito pelo “Retratos da leitura no Brasil”, feito pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e divulgado em setembro de 2020, quero compartilhar dados interessantes para o conhecimento de todos e, quem sabe como educadores possamos dar nossa contribuição para melhoria deste quadro. Afinal, sabemos que o hábito da leitura é construído a partir de estímulo contínuo, e a partir da parceria família e escola isso possa acontecer.

A referida pesquisa é realizada de quatro em quatro anos, sendo a última feita em 2019 e divulgada em 2020. No Brasil, existem cerca de 100 milhões de leitores, que compõem 52% da população. A pesquisa considera leitor toda pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos 3 meses antes de sua realização, e revelou que houve uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores, entre 2015 e 2019. Essa queda ocorreu entre leitores de Ensino Superior e também de 11 a 17 anos.

Um dado que chama muito a atenção é a constatação de que a medida que a faixa etária aumenta, o hábito da leitura regride, conforme registros a seguir: de 5 a 10 anos: 48%; de 11 a 13 anos: 33%; de 14 a 17 anos 24%; no ensino superior:21%. Aqui cabe uma reflexão para pais e professores: se as crianças gostam de ler por que perdem o gosto na caminhada, quando mais deveriam ser incentivadas para isso? É natural que na infância as mães, junto com os professores, exercem um papel de destaque no incentivo à leitura com contação de história, muita ludicidade, jogos, desenhos etc. A partir daí é necessária a busca de novas estratégias que se adequem à idade…. À escola cabe a responsabilidade de suprir esse papel criando políticas públicas para os professores de Ensino Fundamental e Médio para prosseguirem, evitando a ruptura do hábito adquirido até o quinto anos.

A pesquisa é muito interessante, mas meu espaço é limitado e me limitei ao que considero relevante para um início de ano letivo para, quem sabe, dar uma dica aos nossos pais e professores, contribuindo para a formação de leitores apaixonados.

É preciso que a escola faça um resgate sobre a importância e a necessidade de leitura para o sucesso da vida de cada um, pois um cidadão bem instruído saberá conquistar seu espaço num mundo tão competitivo como o nosso. Ser um bom leitor é ser cidadão do mundo! 

Ob: A quem interessar a leitura da pesquisa, segue o link:

 prolivro.org.br

http://plataforma.prolivro.org.br › retratos

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