A falta de clareza na comunicação e a falta de oportunidades nos negócios. Por Vanessa Perin
É fato que a comunicação interna influencia no sucesso das vendas, e, convenhamos, sem venda, empresa nenhuma sobrevive. Quando a comunicação interna não é clara, a equipe pode ter dificuldades para entender quais são as expectativas e os objetivos. Isso pode acarretar retrabalho e improdutividade, além de os colaboradores encontrarem dificuldades para se alinhar com a cultura e com os valores dela, refletindo na forma como eles cumprem (ou não) seus compromissos diários, no atendimento e na satisfação do cliente.
A desmotivação pode ser outro fator inerente; afinal, a falta de transparência pode fazer com que eles não se sintam importantes ou que não têm “voz e vez” na empresa.
Por fim – e igualmente grave – a ineficácia na comunicação pode gerar perda de oportunidades de melhoria, ou seja, a empresa pode perder oportunidades importantes para melhorar seus produtos ou serviços – o famoso “feedback” -, ou porque os colaboradores não conseguem compartilhar suas ideias ou porque a empresa não consegue se comunicar adequadamente sobre as mudanças que estão sendo feitas.
Em suma, para sanar esse problema, é necessário que as empresas invistam em uma comunicação interna eficaz através da clareza e da escolha dos canais de comunicação adequados a cada negócio, bem como através de treinamentos para os colaboradores se comunicarem certeira e assertivamente.
Dessa forma, a empresa colherá os frutos de uma equipe motivada, produtiva e que se sente pertencente a ela. É isso é parte do que a fará fidelizar seus clientes e, consequentemente, faturar mais.
Lembre-se: a comunicação interna é a “espinha dorsal” de uma organização saudável. Sem ela, as partes do corpo (departamentos) não podem trabalhar juntas de forma coordenada e eficiente.
Pense nisso.
Acompanhe-me também no Instagram @vanessaperinn.