Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

A educação é capaz de criar oportunidades e transformar vidas

Por Ligado no Sul01/12/2022 13h09
Foto/Divulgação

A educação, em todos os seus sentidos e forma, transforma vidas. A escola tem a importante e árdua tarefa de orientar os jovens, de guiá-los e ajudá-los a transformar seus sonhos em realidade, em projetos a serem realizados no decorrer de toda a sua vida, com serenidade e satisfação.

Construir uma carreira de sucesso e planejar um futuro feliz são desejos comuns a pessoas de todas as idades. Embora, cada um busque sonhos à sua maneira, o caminho é sempre o mesmo: a educação. Esse é o meio mais seguro para transformar não só uma vida, mas a realidade a sua volta.

O Papo Empreendedor, da empresária Thayni Librelato, recebeu o Pró-reitor de Ensino e Extensão da Unisatc, Jovani Castelan, para falar sobre o poder da educação junto à sociedade.

Para Castelan, que é doutor em Engenharia Metalúrgica, autor de artigos nas áreas de educação e engenharia e autor do livro “Estudar Pra quê?”, um dos assuntos mais comentados da atualidade, e que foi pauta durante a última semana acadêmica, é  o metaverso, que ultrapassa o campo tecnológico e se apresenta como ferramenta educacional. “O metaverso é visto como uma oportunidade, mas também como ameaça, se não soubermos lidar com isso. É papel da educação dar um caminho enquanto gestor, enquanto professor, um caminho a esses jovens que desejam empreender e tornar sua vida melhor”, declara.

A pandemia de Covid-19 foi impactante em todo o funcionamento da sociedade em geral, mas principalmente na educação e no processo de ensino-aprendizagem. Ela teve um papel importante na aceleração da transformação digital e no uso de recursos tecnológicos como as reuniões virtuais e as universidades virtuais.  “Apesar de toda essa tecnologia, a Unisatc não abre mão das aulas práticas que envolvem laboratórios e experimentos, pois isso agrega em maior conhecimento e troca de informação”, enfatiza Castelan.

Transformação ao acesso de todos

Buscando sempre inovar e se adaptar ao mundo que vivemos hoje, em meio à pandemia, mais precisamente em novembro de 2020, a Faculdade Satc se tornou Centro de Universitário Unisatc.

Com ensino voltado ao empreendedorismo, a Unisatc, é uma ótima opção para quem deseja se colocar bem no mercado e se desenvolver academicamente.

Com esta mudança, a Unisatc excluiu o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e incluiu o ECC (Empreendimento de Conclusão de Curso), modelo de trabalho e negócio que é desenvolvido dentro da incubadora da Satc, e dá a oportunidade ao acadêmico de ter uma visão empreendedora e poder transformar uma ideia em algo rentável.

“O papel da instituição de ensino, é justamente ser este espaço para que o aluno possa errar e aprender”.
A educação Empreendedora desenvolve habilidades comuns de um empreendedor. É processo dinâmico de reflexão, conscientização e aplicação, com o objetivo de transformar conhecimento e experiência em resultados funcionais.

“Grande parte dos nossos alunos são de classe C e D, que buscam a ascensão social, não adiante colocarmos uma teoria que não poderá ser transformada em oportunidade. Na Satc os alunos criam projetos que podem transformar a sociedade. Os alunos aprendem e percebem a importância desses projetos integradores com a sociedade”, ressalta Castelan.

Educação e transformação

Há 24 anos na educação, o hoje pró-reitor Jovane Castelan atribui o que é hoje à educação e tudo que ela pode proporcionar. “Transformou a minha vida numa forma que não dá mais pra apertar o “crt+z” (expressão que permite desfazer o que foi escrito).

“As pessoas têm que estar abertas a desaprender velhos conceitos e a aprender novos para se adequar ao mundo novo que já é realidade entre nós”.

Fazer uma faculdade, um curso superior vai muito mais além que ter um diploma.

“O ser da pessoa passa pela graduação, as lembranças que tu levas, as experiências de vida que tu tiveste lá atrás, ninguém vai tirar de ti. Dinheiro tu podes ganhar, perde, mas o conhecimento que tu adquires dentro da sala de aula, isso ninguém vai tirar de ti”.

O conhecimento é um bem de consumo com prazo de validade, o que torna a atualização uma das obrigações de qualquer profissional que queira encarar o mercado com competência. Por isso, Castelan reforça a importância de estudar, independentemente da carreira escolhida.

Acompanhe aqui a entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS