Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

6,5 toneladas de pescados são apreendidas e estabelecimento em Laguna é interditado pela Cidasc

Por Ligado no Sul23/01/2024 10h35
Foto/Divulgação CIDASC

Um estabelecimento que processava pescados sem registro em serviço de inspeção sanitária teve suas atividades interditadas em Laguna nessa quinta-feira,19, durante uma operação conduzida pela equipe do Departamento Regional de Tubarão da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A ação contou com a coordenação dos médicos veterinários Guilherme Werner Dandolini e Margarida Seico Akama Yokemura, do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), e a participação dos fiscais da Vigilância Sanitária Fábio Laurentino e Cecília Beathke Citadin, além dos auxiliares da Cidasc Claudeonor, Rogério e Rudmar.

O coordenador regional do Serviço de Inspeção Estadual, Guilherme Werner Dandolini, destaca a importância das ações de fiscalização, afirmando que “visam coibir o comércio irregular e salvaguardar a saúde única”. Ele ressalta que alimentos de origem animal não inspecionados representam um risco para o consumidor, uma vez que não há garantia quanto às condições da matéria-prima e do beneficiamento para evitar contaminações ao produto.

Além da ausência de alvará da prefeitura municipal e da falta de registro em serviço de inspeção sanitária, obrigatório para todo estabelecimento que abate ou beneficia produtos de origem animal, a empresa clandestina apresentava más condições de higiene. No local, não havia controle de processos nem medidas de autocontrole, como temperatura e água de abastecimento. Os produtos não possuíam comprovação de origem, e os manipuladores não apresentavam os devidos exames de saúde compatíveis com a atividade.

O estabelecimento foi interditado, e  6.500 kg de pescado foram apreendidos e  considerados impróprios para o consumo.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS