Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Unesc lança pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista com perspectiva multidisciplinar

Iniciativa é uma parceria entre Unesc e Cresdisol; matrículas estão abertas

Por Ligado no Sul31/05/2024 09h00
Foto/Divulgação

O Jornal da Guarujá teve a oportunidade de conversar na manhã desta sexta-feira, 31, com Valdemir Barbosa, supervisor dos cursos de pós-graduação na área de educação da Unesc. Ele deu mais detalhes sobre a nova pós-graduação oferecida pela universidade, focada em Transtorno do Espectro Autista (TEA) com uma abordagem multidisciplinar.

Segundo Barbosa, a criação do curso veio em resposta a uma demanda crescente observada pelos secretários de educação da Unesc. “Nos últimos anos, notamos um aumento significativo no número de crianças diagnosticadas com TEA nas escolas municipais,” explica. “Os secretários me procuraram para discutir formas de abordar essa questão. Após várias conversas com grupos de educadores, profissionais da assistência social e associações de pais de autistas, decidimos pela necessidade de formação de profissionais capazes de trabalhar em rede.”

A proposta é capacitar educadores, psicólogos e assistentes sociais para atuarem de forma integrada, melhorando o atendimento às famílias e crianças com TEA. Barbosa destacou a importância do trabalho em rede: “O estudo é fundamental, mas a escola sozinha não consegue atender todas as necessidades dessas crianças. É preciso um atendimento multidisciplinar.”

Além de educação e saúde, a nova pós-graduação da Unesc inclui uma perspectiva jurídica. “Nosso curso não exige um artigo de conclusão, mas sim um relatório prático. Cada grupo de alunos desenvolverá um caso específico, observando questões de diagnóstico, nível de suporte necessário, tratamentos e direitos das crianças,” detalha Barbosa.

A formação busca preparar os profissionais para lidar com a crescente prevalência de diagnósticos de TEA no Brasil. “Acreditamos que a mesma quantidade de pessoas com TEA sempre existiu, mas hoje elas são mais diagnosticadas devido à maior atenção das famílias e dos órgãos governamentais,” pontua Barbosa.

Para os interessados em se inscrever, a Unesc oferece várias formas de contato, via WhatsApp ou telefone no número (48) 3431-2626, pelo site da Unesc, ou pessoalmente, com um convite especial para tomar um café e conversar sobre o curso. “A Unesc está de portas abertas para discutir formas de facilitar o acesso ao curso, incluindo possibilidades de bolsas de estudo e condições de pagamento,” conclui Barbosa.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS