UFSC estabelece cotas para pessoas trans e travestis em vestibulares e concursos
Conselho Universitário aprova política afirmativa com ampla maioria
![](https://www.ligadonosul.com.br/wp-content/uploads/2023/08/ufsc-campus-092010-19-scaled-e1691666084330.jpg)
O Conselho da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) aprovou, por maioria de votos, a Política Institucional de Ações Afirmativas destinada à população trans. A decisão, aconteceu nessa terça-feira, 8 e contou com 25 votos favoráveis e dois contrários.
Essa medida implica na reserva de vagas no processo seletivo vestibular e em concursos públicos, além de promover políticas de apoio à permanência e combate à transfobia dentro da instituição.
Implementação das cotas
De acordo com a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Chaves, a redação da resolução foi desenvolvida ao longo de 2019. Agora, o próximo passo consiste na publicação e efetivação das medidas que visam assegurar o acesso e a permanência da população trans e travesti. “É uma vitória conquistada. Agora, aos poucos, outras pró-reitorias devem implementar ações no vestibular e em concursos, por exemplo. Assim como a permanência na universidade.”
A iniciativa da UFSC integra as políticas de cotas adotadas em outras instituições em todo o Brasil.
Em janeiro de 2023, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aprovou a reserva de vagas na pós-graduação através de ações afirmativas, englobando todos os Programas de Pós-Graduação para travestis e transexuais. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também adotou medida semelhante em 2019.
*Com informações ND Mais