Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Programa Universidade Gratuita: Secretário de Educação fala sobre o andamento e os detalhes

Por Ligado no Sul16/08/2023 10h01
Foto/Reprodução Internet

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, na manhã desta quarta-feira, 16, Aristides Cimadon, Secretário de Educação de Santa Catarina, divulgou informações sobre o Programa Universidade Gratuita e seu progresso até o momento.

A Secretaria de Estado da Educação anunciou recentemente a publicação do edital destinado ao cadastramento das instituições universitárias no Programa Universidade Gratuita. De acordo com o edital, as mantenedoras das universidades têm até o dia 5 de setembro para efetuar o cadastro das instituições. Os resultados do processo de cadastramento serão divulgados pela Secretaria até o dia 11 de setembro.

O Programa Universidade Gratuita representa um projeto de grande relevância para o estado de Santa Catarina. O secretário Aristides Cimadon destacou que o projeto está em andamento, com o edital publicado e o aguardo das inscrições das instituições durante o mês de agosto. Além disso, ele mencionou que há um prazo até o final de agosto para as universidades completarem o cadastramento, fornecendo a documentação necessária, conforme as leis que regem tanto a Universidade Gratuita quanto o Programa FUMDES.

Ao ser questionado sobre quem pode participar do Programa Universidade Gratuita, o secretário esclareceu que todas as instituições que possuam mantenedoras sediadas em Santa Catarina podem se candidatar. Para as universidades que desejam participar do FUMDES, é requerida a iniciativa privada com fins lucrativos e sede da mantenedora no estado. Além disso, as instituições que podem participar do programa Universidade Gratuita precisam ter sido constituídas até 1988, data de promulgação da Constituição.

Sobre a previsão de recursos aportados pelo programa em 2023, o secretário explicou que o projeto será implantado gradualmente. Os recursos planejados para 2023 são aproximadamente os mesmos destinados ao antigo UNIEDU, com um acréscimo de cerca de 200 milhões para o segundo semestre. A partir do próximo ano, o investimento aumentará substancialmente, chegando a aproximadamente 600 milhões de reais para o programa UNIEDU em 2024 e alcançando cerca de 1,4 bilhão em 2026.

Aristides Cimadon ressaltou a importância desse projeto para o desenvolvimento de Santa Catarina, afirmando que a educação é um instrumento fundamental para o progresso de um estado e de suas pessoas. Ele salientou que o programa oferece oportunidades para aqueles que mais necessitam, permitindo que os estudantes escolham cursos que desejam fazer, ao invés de se limitarem apenas às opções disponíveis até então.

O secretário encerrou a entrevista reforçando o comprometimento do governo de Santa Catarina com a educação e a relevância desse programa para o futuro do estado.

Confira entrevista completa:

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS